Bula para paciente isotrex

ISOTREX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ISOTREX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ISOTREX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



ISOTREX® gel e creme são indicados no tratamento das linhas de expressão, manchas e asperezas da pele facial, características do envelhecimento da pele provocado pelo sol, e no tratamento da acne vulgar leve ou moderada, sendo efetivo no tratamento de lesões inflamatórias e não inflamatórias. Os efeitos da terapia com ISOTREX® no tratamento das linhas de expressão, manchas e asperezas da pele, características do fotoenvelhecimento, são evidenciados após 24 semanas de tratamento. Pode-se observar a ação terapêutica dos produtos após a segunda ou terceira semana de terapia, sendo que os melhores resultados podem ser constatados após 12 semanas para em o tratamento da acne.
Manter ISOTREX® em lugar fresco (até 25°C) e ao abrigo da luz.

Prazo de validade:
Gel – 36 meses, enquanto o produto estiver lacrado.
Creme – 24 meses a partir da data de fabricação, enquanto o produto estiver lacrado.

Uma vez abertos, ISOTREX® gel e creme devem ser usados dentro de três meses. Caso tenha sobrado algum resíduo, este deve ser descartado e você deve visitar o seu médico para checar o progresso do tratamento.

“NÃO USE MEDICAMENTO VENCIDO, PODE SER PREJUDICIAL PARA SUA SAÚDE”.

“ATENÇÃO – RISCO PARA MULHERES GRÁVIDAS. PODE CAUSAR PROBLEMAS AO FETO”.

A absorção da isotretinoína através da pele é considerada insignificante e, portanto, o uso tópico do produto expõe o paciente a um risco mínimo de toxicidade sistêmica. Entretanto, diversos estudos em humanos demonstraram que a isotretinoína administrada oralmente está associada a diversos efeitos teratogênicos e, portanto, ISOTREX® não deve ser utilizado por mulheres grávidas e nem por aquelas que pretendam engravidar em um curto espaço de tempo.
Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término.
Informar ao médico se está amamentando.

Usar ISOTREX® conforme orientação médica, e durante o tratamento tomar os seguintes cuidados:
a) Lavar e secar cuidadosamente a área afetada.
b) Aplicar à noite, uma quantidade suficiente para cobrir a área afetada, e não somente sobre as lesões individualmente, a não ser que seu médico tenha indicado de outra maneira. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico. ISOTREX® pode provocar ardência passageira, sensação de prurido e eritema. Irritação local e descamação cutânea podem ocorrer dentro de duas a três semanas de tratamento, sendo importante destacar que estes são uns dos mecanismos pelos quais ISOTREX® age e combate os efeitos do envelhecimento cutâneo provocado pelo sol e a acne. Dependendo do grau de irritação, descontinuar seu uso e procurar orientação médica. A utilização de uma quantidade maior que a recomendada ou qualquer outra forma abusiva do uso de ISOTREX® pode provocar desconforto, eritema e descamação característicos.

“TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS”.

O uso concomitante de ISOTREX® e outras medicações tópicas deve ser feito com cuidado, em especial produtos contendo agentes descamativos ou abrasivos. ISOTREX® é contraindicado para pessoas hipersensíveis a qualquer componente da fórmula. ISOTREX® não deve entrar em contato com a boca, olhos e outras membranas mucosas. O produto não deve ser aplicado na pele eczematosa, rachada ou que apresente queimadura solar, além de outros locais sensíveis como os ângulos do nariz; em regiões como o pescoço, o produto deve ser aplicado com cuidado. Cosméticos não oleosos podem ser utilizados, desde que a área da pele a ser tratada com ISOTREX® seja limpa e seca antes da aplicação do produto. Evitar a exposição excessiva das áreas que estão sendo tratadas com ISOTREX® à luz solar ou a lâmpadas ultravioletas, protegendo-as com a utilização de um protetor solar com FPS de, no mínimo, 15 ou com roupas.

“NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PREJUDICIAL PARA SUA SAÚDE”.