Advertências kavit

KAVIT com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de KAVIT têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com KAVIT devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Após a administração de Fitomenadiona, não deve ser esperado um efeito coagulante imediato. O efeito ocorre no mínimo de 1 a 2 horas após a aplicação.
A administração de sangue total ou componentes terapêuticos podem também serem necessários se a hemorragia for grave.
A Fitomenadiona não age contra a ação anticoagulante da heparina.
Quando a Vitamina K1 é usada para corrigir excessiva hipoprotrombinemia anticoagulante-induzida, com a terapia anticoagulante ainda indicada, o paciente novamente se depara com os perigos de coagulação existentes antes do início da terapia anticoagulante. A Fitomenadiona não é um agente coagulante, mas uma cuidadosa terapia com Vitamina K1 pode restaurar condições que originalmente permitiram o fenômeno tromboembólico.
A dose deve ser mantida a mais baixa possível e o tempo de protrombina deve ser averiguado regularmente assim como as condições clínicas do paciente.

Altas doses repetidas de Vitamina K1 não são garantidas em pacientes com doença hepática se a resposta da dose inicial não for satisfatória.
A deficiência da resposta da Vitamina K1 pode indicar que estão sendo tratadas condições inerentes não responsáveis pela Vitamina K1.
Dose única superior a 20 mg e dose total acima de 40 mg dificultam o reinício da terapêutica anticoagulante, sem oferecer qualquer vantagem.
Não são recomendáveis doses elevadas de Vitamina K1 quando não se obtém o efeito terapêutico desejado com doses usuais.
Devido a imaturidade dos sistemas enzimáticos hepáticos, a posologia em recém-nascidos não deve exceder a 5 mg nos primeiros dias de vida.
Caso haja necessidade de intervenção cirúrgica em paciente medicado com anticoagulantes cumarínicos, esta ação anticoagulante pode ser neutralizada pela Fitomenadiona, pois não é desejável a proteção anticoagulante.
Recomenda-se administrar heparina por via intravenosa se ocorrer recorrência de trombose durante a administração da Fitomenadiona.