Características farmacológicas kitnos

KITNOS com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de KITNOS têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com KITNOS devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Kitnos® é um medicamento à base de etofamida, um derivado da dicloroacetamida, a 2,2-dicloro-N-(2-etoxietil)-N-[4-(4-nitrofenoxi)benzil]acetamida. É um quimioterápico dotado de elevada atividade antiprotozoária específica contra a Entamoeba histolytica. Por não ser absorvido, o efeito amebicida de Kitnos® é exercido localmente na luz do trato intestinal. Portanto, altas concentrações de etofamida são encontradas nas fezes nos três dias seguintes após uma administração oral. Classificado como amebicida luminal, é ativo nas formas intestinais da ameba.
Por não ser absorvido pelo trato gastrintestinal, Kitnos® é um medicamento ativo na amebíase intestinal, mas não age no protozoário localizado em outros órgãos como, por exemplo, no fígado. Por outro lado, pelo fato de não ser absorvido, é praticamente atóxico.