Características farmacológicas lacto-vagin

LACTO-VAGIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de LACTO-VAGIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com LACTO-VAGIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



LACTO-VAGIN® é um medicamento utilizado no tratamento de inflamações e infecções vulvovaginais.
Os componentes de LACTO-VAGIN® apresentam atividades antibacteriana, antifúngica e anti-inflamatória, restaurando as características normais da vagina e genitais externos.
A tirotricina é um antibiótico polipeptídico produzido a partir da fermentação do Bacillus brevis. Sua atividade antibacteriana é a soma das ações da gramicidina e tirocidina que exercem o efeito bactericida através da estimulação de um tipo anormal do metabolismo dos carboidratos, impedindo a produção normal de energia e consequentemente o crescimento bacteriano e divisão celular. Além do efeito bactericida este peptídeo também possui propriedades fungicidas. (MARTIDALE, 2009; SILVA, 1997; BURGER, 1995)
A hidroxiquinolina possui ação antibacteriana, antifúngica e antiprotozoária, por possuir maior afinidade pela parede microbiana lipídica que facilita sua penetração celular para quelaríons metálicos. (HALL, 1998; KAUL e LEWIS, 1965)
O ácido tânico é um adstringente e descongestionante das mucosas, diminuindo a produção de secreções. (MARTIDALE, 200 9). Os ácidos láctico e acético em solução possuem ação antibacteriana, antifúngica e antiprotozoários em desordens vaginais. Sua ação ocorre principalmente pela destruição da parede celular de microrganismos. (ITO, 2007).