Bula para paciente lansodom

LANSODOM com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de LANSODOM têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com LANSODOM devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



• Ação esperada do medicamento: LANSODOM constitui-se na associação de dois medicamentos (lansoprazol e domperidona), utilizados para o tratamento da dispepsia funcional associada ou não à esofagite de refluxo (Doença do Refluxo Gastroesofágico).
A dispepsia funcional é uma condição clínica bastante comum, caracterizada por dor ou desconforto na região do estômago, gerando sensação de empachamento ou plenitude principalmente após as refeições. Os sintomas da esofagite são caracterizados pela sensação de “queimação” no esôfago, relacionados à regurgitação do conteúdo ácido vindo do estômago.

• Cuidados de armazenamento: conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 300C). Proteger da luz e umidade.

• Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação. Não utilize o medicamento se o prazo de validade estiver vencido, o qual pode ser verificado na embalagem externa do produto.

• Gravidez e lactação: informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao médico se está amamentando. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas, ou que estejam amamentando, a não ser que o médico indique.

• Cuidados de administração: siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Ingerir os medicamentos preferencialmente 15 a 30 minutos antes das refeições. As cápsulas de lansoprazol devem ser engolidas inteiras; não abra ou mastigue as cápsulas.
Não devem ser tomadas doses superiores às recomendadas pelo médico.
Seu médico poderá orientá-lo a corrigir seus hábitos alimentares e sugerir que evite deitar após as refeições. Essas são algumas medidas adicionais que contribuirão na melhora dos sintomas.

• Interrupção do tratamento: não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. A interrupção repentina deste medicamento não causa efeitos desagradáveis, nem riscos; apenas cessará o efeito terapêutico.

• Reações adversas: informe ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.
As principais reações desagradáveis que podem ocasionalmente ocorrer com o uso de lansoprazol são: diarreia, prisão de ventre, tontura, náusea e dor de cabeça.
Com o uso da domperidona, excepcionalmente poderão ocorrer cólicas leves, porém elas desaparecem rapidamente. Raramente podem ocorrer movimentos descontrolados, tais como movimentos irregulares dos olhos, postura anormal, como torção do pescoço, tremor e rigidez muscular, porém estes sintomas desaparecem assim que o produto é descontinuado. Algumas pessoas apresentam aumento das mamas ou secreção de leite.
Estes efeitos são inofensivos, mas você deve informar ao seu médico. A hipersensibilidade à domperidona é rara. Você poderá identificá-la, por exemplo, por erupção cutânea, coceira, encurtamento da respiração ou inchaço da face. Se isso ocorrer, pare de tomar o produto e procure seu médico.

“TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.”

• Ingestão concomitante com outras substâncias: os antiácidos não interferem no efeito de lansoprazol.
Informe ao seu médico se você estiver utilizando algum medicamento que retarde a atividade do estômago e do intestino, pois eles interferem na ação da domperidona.
Informe também seu médico se você estiver tomando algum medicamento para a acidez estomacal. Este pode ser combinado à domperidona, entretanto, não tome domperidona ao mesmo tempo que o medicamento para o estômago, pois este pode diminuir o efeito da domperidona.

Informe seu médico se você estiver tomando:
– certos medicamentos chamados azois, que são indicados para infecções por fungos.
Exemplos de azois são o cetoconazol, itraconazol, miconazol e fluconazol;
– certos antibióticos chamados macrolídeos, tais como a eritromicina, claritromicina ou troleandomicina;
– certos medicamentos antiaids;
– o antidepressivo nefazodona.

Seu médico decidirá se estes medicamentos poderão ser administrados concomitantemente à domperidona ou se alguma medida de precaução deverá ser tomada.

• Contraindicações e Precauções:
Você não deverá usar LANSODOM se:
– apresentar sensibilidade a qualquer um de seus componentes;
– sofrer de prolactinoma, uma doença da hipófise.

Se possível, você não deverá usar LANSODOM se apresentar cólicas graves ou fezes escuras persistentes.

• Precauções: você deverá informar ao seu médico se tem alguma doença do fígado ou dos rins.

Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.

“Atenção: Este medicamento contém corantes que podem, eventualmente, causar reações alérgicas”.
“Atenção: Este medicamento contém Açúcar, portanto, deve ser usado com cautela em portadores de Diabetes”.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.