Advertências laxette

LAXETTE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de LAXETTE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com LAXETTE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Deve ser usado com cautela quando o paciente estiver sentindo dor abdominal, náusea e vômito ou durante a amamentação. Produtos laxantes não devem ser utilizados por período superior a 7 dias seguidos. (Veja item Precauções nas Informações Técnicas).
-Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento com Laxette®. (retocolites e doença de Crohn), apendicite; síndrome de oclusão abdominal de causa indeterminada; estados de severa desidratação com depleção hidro-eletrolítica. Pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Precauções e advertências: Gerais – O tratamento medicamentoso da constipação é um coadjuvante às medidas físico/higieno/dietéticas que devem ser seguidas, como por exemplo: enriquecimento da alimentação com fibras vegetais e líquidos, orientação sobre novas atividades físicas e reeducação da defecação. Produtos laxantes não devem ser utilizados por longos períodos seguidos (superior a uma ou duas semanas) sem supervisão médica.

Gravidez – Não há relatos de efeitos indesejáveis ou prejudiciais durante a gravidez ou no feto, quando usado de acordo com a dose recomendada. Entretanto, em vista de dados experimentais referentes ao risco genotóxico de antranóides, deve-se evitar o uso do produto durante a gravidez ou tomar o medicamento sob supervisão médica.

Lactação– Embora os derivados antraquinônicos possam ser excretados no leite materno, suas concentrações são normalmente insuficientes para afetar o lactente nas doses recomendadas. Entretanto, não é recomendada a amamentação durante a administração de Laxette®,uma vez que não há dados toxicológicos suficientes sobre a excreção de metabólitos no leite materno.

Pediatria – Laxette® só deve ser usado por crianças menores de 6 anos sob supervisão médica. (Veja também o item Posologia).

Geriatria (idosos) – Não há restrições específicas para o uso em pacientes idosos.
Interações medicamentosas: Anti-arrítmicos (amiodarona, quinidinas, sotalol), astemizol, eritromicina, halofantrina, pentamidina, terfenadina
vincamina, quando administrados conjuntamente com senosídios, podem provocar aumento das reações adversas.

Digitálicos: A hipocalemia favorece os efeitos tóxicos dos digitálicos. Deve-se monitorar os níveis de potássio e, se preciso, fazer monitoramento através de ECG. Outros hipocalemiantes (anfotericina B via EV, corticóides, diuréticos hipocalemiantes): Aumentam o risco de hipocalemia. Deve-se monitorar os níveis de potássio e, se necessário, corrigi-los.