Características farmacológicas lidosporin

LIDOSPORIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de LIDOSPORIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com LIDOSPORIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Lidosporin® é uma solução otológica com ação bactericida e anestésica, para uso em casos de otite, que alivia a dor e o desconforto, elimina os agentes que mais comumente causam otite e facilita a restauração do canal auditivo externo e do estado fisiológico normal.
Estudos dos microorganismos usualmente encontrados em otites revelaram a predominância de bactérias Gram-negativas.
Pseudomonas aeruginosa esteve presente em grande parte dos casos.
O sulfato de polimixina B é bactericida contra germes Gram-negativos comumente associados a otites externas, além de ser o agente mais ativo para o tratamento das infecções por Pseudomonas. Portanto, é especificamente indicado em muitos casos de otites.
A lidocaína tem efeito anestésico tópico, aliviando a dor e o prurido que geralmente estão associados à otite. Não é irritante, é altamente estável e o início de sua ação é rápido. A incidência de reações sistêmicas com este anestésico é muito baixa.
A solução tem um pH de aproximadamente 5, facilitando a restauração do meio ácido e auxiliando, portanto, a cicatrização.
A sensibilização para a polimixina B ou para a lidocaína durante o uso clínico é muito rara.