Bula para paciente lioresal

LIORESAL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de LIORESAL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com LIORESAL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Ação esperada do medicamento:
LIORESAL tem como substância ativa o baclofeno, um antiespástico (relaxante muscular).
Cuidados de armazenamento:
O produto deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15 e 30oC).
Prazo de validade:
A data de validade está impressa no cartucho. Não utilize o produto após a data de validade.
Gravidez:
Informe ao seu médico sobre a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Você não deve usar LIORESAL se estiver grávida ao menos que seu médico aconselhe você a tomá-lo. Diga ao seu médico se você está grávida ou planeja engravidar. Seu médico discutirá com você o potencial risco de tomar LIORESAL durante a gravidez.
Lactação:
Informe ao médico se está amamentando. Apenas uma pequena quantidade de LIORESAL passa para o leite materno. Contanto que seu bebê seja monitorado e seu médico concorde com o uso de LIORESAL, você pode amamentar.
Cuidados de administração:
Siga corretamente as instruções de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Interrrupção do tratamento:
Não interromper ou modificar o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Sendo necessária a descontinuação do uso do produto, esta deve ser feita com redução gradual das doses, a exceção dos casos de reações adversas graves, onde seu médico poderá optar pela interrupção imediata do tratamento.
Reações adversas:
Informe ao seu médico sobre o aparecimento de reações desagradáveis. LIORESAL é geralmente bem tolerado, porém, em geral no início do tratamento, algumas reações desagradáveis podem ocorrer, tais como: dor de cabeça, secura da boca, sedação diurna, tontura, sonolência, confusão mental, insônia, náuseas, vômitos e distúrbios gastrintestinais.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. Ingestão concomitante com outras substâncias:
Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento. Lembre-se também de quaisquer medicamentos que não foram prescritos pelo seu médico.
As substâncias conhecidas que interferem na ação de LIORESAL são: álcool; drogas sedativas; medicamentos usados para tratar depressão; medicamentos usados para tratar pressão sangüínea alta; medicamentos usados para tratar doença de Parkinson. Contra-indicações e precauções:
LIORESAL é contra-indicado a pacientes com conhecida hipersensibilidade ao baclofeno ou aos demais componentes da formulação. Tenha especial cuidado com LIORESAL: se você tem alguma doença mental acompanhada por confusão ou depressão; se você for portador de epilepsia (convulsões); se você tem dor aguda no estômago (úlcera) ou intestino, problemas respiratórios, doença no rim ou no fígado, ou um distúrbio de circulação no cérebro; se você tem dificuldade em urinar; se você é diabético. Se tiver doença renal, o médico irá decidir se o LIORESAL é o tratamento adequado para você. Antes de tomar LIORESAL, informe o médico se estiver tomando medicamento para artrite ou dor. Se qualquer uma dessas condições se aplica à você, informe ao seu médico antes de tomar LIORESAL. Se for portador de qualquer outra doença informe ao seu médico. Recomenda-se cuidado aos pacientes que dirigem veículos e/ou operam máquinas pois sua capacidade de concentração pode estar prejudicada. Pacientes em tratamento com LIORESAL não devem ingerir bebidas alcoólicas.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.