Interações medicamentosas lipiodol uf

LIPIODOL UF com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de LIPIODOL UF têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com LIPIODOL UF devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Interações farmacológicas
Metformina
Em pacientes diabéticos, a administração intra-arterial de Lipiodol® UF pode originar uma acidose láctica desencadenada por uma insuficiência renal funcional. Em pacientes que devam submeter-se a uma linfografia, o tratamento com metformina deve ser suspenso 48 horas antes do exame radiológico, e não deve ser reiniciado antes de 2 dias após o exame.

Associações que exigem cautela
Betabloqueadores, sustâncias vasomotoras, inibidores da enzima conversora, antagonistas dos receptores de angiotensina.
Estes medicamentos reduzem a eficácia dos mecanismos compensatórios cardiovasculares dos transtornos de pressão; deve-se informar ao médico o uso destes antes da administração de Lipiodol® UF e dispor de meios de reanimação.

Diuréticos
Devido a possibilidade de que os diuréticos induzam desidratação, há um maior risco de insuficiência renal aguda, sobretudo quando os meios de contraste são administrados em doses altas.
Precauções de uso: hidratação antes da administração intra-arterial de Lipiodol® UF.

Interleucina II
Existe risco de intensificação das reações aos meios de contraste em caso de tratamento recente com interleucina II (por via intravenosa): exantema ou mais raramente, hipotensão, oliguria e também insuficiência renal.

Interferência em explorações diagnósticas
Uma vez que Lipiodol® UF permanece no organismo por vários meses, os resultados de testes laboratoriais de tireóide podem estar mascarados até 2 anos depois de uma linfografia.