Reações adversas lipiodol uf

LIPIODOL UF com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de LIPIODOL UF têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com LIPIODOL UF devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A maioria das reações adversas são dose-dependentes, e consequentemente, a posologia deve ser a menor possível.
A utilização de Lipiodol® UF causa uma reação de corpo estranho com formação de macrófagos e células gigantes de corpo estranho e aparição de sinusite, plasmocitoses e subsequente reorganização do tecido conjuntivo dos gânglios linfáticos. Os gânglios linfáticos saudáveis toleram a diminuição da capacidade de transporte resultante. Em caso de lesão ou de hipoplasia dos gânglios linfáticos, estas reorganizações podem exacerbar uma estase linfática existente.
Reações de hipersensibilidade são possíveis.
Pode-se observar uma elevação da temperatura seguida de febre entre 38 e 39ºC nas 24 horas seguintes ao exame de linfografia.
Podem surgir microembolias gordurosas com ou sem sintomas. Em casos muito raros podem parecer êmbolos de origem orgânica por seu aspecto e tamanho. Geralmente surgem na forma de opacidades puntiformes na radiografia dos pulmões. As microembolias gordurosas aparecem mais frequentemente após superdosagem ou infusão rápida do meio de contraste. Anomalias anatômicas como fístulas linfovenosas ou diminuição da capacidade dos gânglios linfáticos para fixar o meio de contraste (em pacientes idosos ou após radioterapia ou tratamento citostático) favorecem sua ocorrência.
Pacientes com shunt cardíaco da direita para a esquerda e os que apresentam embolia pulmonar maciça estão especialmente expostos à aparição de microembolias gordurosas no cérebro.
Na tabela seguinte se apresentam as reações adversas ordenadas por classes de sistemas e órgãos e por frequência de acordo com as categorias seguintes: muito comum (=> 1/10), comum (=> 1/100 a < 1/10), incomum (=> 1/1.000 a < 1/100), raras (=> 1/10.000 a < 1/1000), muito raras (< 1/10.000), de frequência indeterminada (não se pode estimar a partir dos dados disponíveis).

Classe de sistema e órgãos Frequência: reação adversa

Transtornos do sistema
imunológico

Frequência indeterminada: Hipersensibilidade, reação anafilática.
Transtornos endócrinos Frequência indeterminada: Hipertiroidismo.

Transtornos do sistema
nervoso

Frequência indeterminada: Embolia cerebral.

Transtornos respiratórios,
torácicos e mediastínicos

Frequência indeterminada: Embolia pulmonar.
Transtornos gastrointestinais Frequência indeterminada: Vômitos, diarreia, náuseas.

Transtornos gerais e alterações
no local da administração

Frequência indeterminada: Febre, dor.

Lesões, intoxicações e
complicações de
procedimentos

Raros: Lesões medulares.
Frequência indeterminada: Embolia gordurosa.



Reações adversas em crianças
As reações adversas a Lipiodol® UF são as mesmas que as reportadas em adultos. Sua frequência não pode ser estimada a partir dos dados disponíveis.
Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.