Advertências manivasc

MANIVASC com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MANIVASC têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MANIVASC devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Em pacientes com insuficiência hepática a administração do produto deve ser realizada com cautela, pois o efeito anti-hipertensivo pode estar aumentado (veja “Posologia”).
O produto não é indicado para uso pediátrico, pois até a presente data não foram realizadas estudos clínicos suficientes em crianças para justificar seu uso.

Pacientes idosos: Nos pacientes idosos, considerando-se a diminuição da velocidade dos processos metabólicos, é aconselhável iniciar-se o tratamento com uma redução posológica, aumentando-se a dose gradativamente até obter-se o efeito anti-hipertensivodesejado.
Manivasc® deve ser utilizado com precaução em pacientes que apresentam disfunção cardíaca ventricular esquerda, obstrução do fluxo de saída do canal do ventrículo esquerdo, insuficiência cardíaca isolada do lado direita e em pacientes com nódulo sinusial (se não possuir marcapasso).
Como não há estudos em pacientes coronarianos estáveis, é necessária precaução por causa de um possível aumento no risco coronariano (ver reações adversas).
Pacientes com problemas hereditários raros de intolerância a galactose, deficiência de Lapp lactase ou má absorção de glucose-galactose não devem tomar este medicamento.

Efeitos sobre a Capacidade de Conduzir e Utilizar Máquinas
Uma vez que pode ocorrer tontura devido à redução da pressão sanguínea, os pacientes devem ser alertados com relação ao fato de dirigir e de usar máquinas.