Posologia de manivasc

MANIVASC com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MANIVASC têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MANIVASC devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Posologia
A dose inicial recomendada é de 1 comprimido de 10mg, a cada 24 horas (uma vez ao dia), administrado por via oral.
Após 2 a 4 semanas de tratamento, no caso do efeito anti-hipertensivo ser insuficiente,pode-se aumentar a dosagem para uma dose de 20 mg, a cada 24 horas (uma vez ao dia).
O comprimido deve ser tomado pela manhã após o desjejum, sem mastigar, com um pouco de líquido.

Uso em pacientes idosos:
Considerando-se o retardo dos processos metabólicos em pacientes idosos, a dose recomendada é de 10 mg uma vez ao dia. Esta dosagem é suficiente para a maioria dos pacientes idosos; o risco/benefício de qualquer aumento de dose deve ser avaliado com cautela, considerando cada paciente individualmente.

Uso em pacientes com insuficiência renal ou hepática:
Tendo em vista a ampla metabolização hepática do manidipino, nos casos de pacientes com insuficiência hepática média, a dose diária não deve exceder 10 mg.
Em paciente com disfunção renal média a moderada deve-se ter cuidado especial quando se aumenta a dose de 10 para 20 mg por dia.
Em pacientes hipertensos que estejam sendo tratados com diuréticos ou outros anti- hipertensivos é aconselhável iniciar o tratamento com doses reduzidas. Após 2 a 4 semanas de tratamento, dependendo da resposta pressórica, a posologia pode ser aumentada.
No tratamento da hipertensão arterial, a dose inicial usual é de 10 mg, em dose única diária, podendo ser aumentada para a dose máxima de 20 mg ao dia, dependendo da resposta individual do paciente. Portanto, o limite máximo diário de administração recomendado é de 20 mg de Manivasc®, sendo assim de 2 comprimidos de 10 mg ou 1 comprimido de 20 mg.