Bula para paciente mericomb

MERICOMB com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MERICOMB têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MERICOMB devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Ação esperada do medicamento: O valerato de estradiol e a noretisterona, substâncias ativas de MERICOMB, são hormônios sexuais femininos utilizados na terapia de reposição hormonal.

Cuidados de armazenamento: MERICOMB deve ser conservado em temperatura abaixo de 25ºC, protegido da luz e da umidade.

Prazo de validade: O prazo de validade está impresso no cartucho. Não utilize o produto após a data de validade.

Gravidez e lactação: MERICOMB não deve ser utilizado durante a gravidez e na lactação.
Informe ao médico sobre a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao médico se está amamentando.

Cuidados de administração: Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Interrupção do tratamento: Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Reações adversas: Durante o tratamento com MERICOMB podem ocorrer algumas reações colaterais como dor e maior sensibilidade das mamas à pressão ou ao contato, náuseas, dores de cabeça, tontura, vômitos, cólicas abdominais, ganho de peso, sintomas cardíacos e outros.
Informe ao seu médico sobre o aparecimento de reações desagradáveis.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Ingestão concomitante com outras substâncias: Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início do tratamento ou durante o mesmo.

Contra-indicações e precauções: MERICOMB é contra-indicado em casos de gravidez suspeita ou confirmada e em lactação, em casos de suspeita ou em câncer de mama conhecido; em suspeita ou neoplasia conhecida dependente de estrógeno; em sangramento vaginal anormal não diagnosticado. É também contra-indicado em distúrbios tromboembólicos ou em tromboflebite ativa, em doenças graves hepáticas, porfiria e conhecida hipersensibilidade aos
componentes da fórmula.

MERICOMB não deve ser usado em crianças e somente deve ser usado em idosas para as indicações descritas no texto (veja “Indicações”).

Recomenda-se a realização de exames clínicos e ginecológicos antes e durante o tratamento com MERICOMB. Avise ao seu médico caso tenha epilepsia, diabetes, pressão alta, enxaqueca ou outras condições de saúde que possam prejudicar a terapia.

Este medicamento pode interromper a menstruação por período prolongado e/ou causar sangramentos.
Este medicamento causa malformação ao bebê durante a gravidez.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.