Interações medicamentosas metronix

METRONIX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de METRONIX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com METRONIX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Álcool
Deve-se ter precaução com o uso concomitante de metronidazol geléia vaginal com álcool, pois o metronidazol sistêmico pode interferir com a oxidação do álcool, podendo resultar em efeitos tipo dissulfiram, tais como cólicas abdominais, taquicardia, náuseas, vômitos, dores de cabeça ou rubor da face devido ao acúmulo de acetaldeído. Mudanças no sabor de bebidas alcoólicas têm também sido relatadas durante o uso concomitante com o metronidazol.
Anticoagulantes
Efeitos anticoagulantes podem ser potencializados quando estes agentes são usados concomitantemente com o metronidazol, causando a inibição do metabolismo enzimático dos anticoagulantes. Determinações periódicas de tempo de protrombina podem ser necessárias durante a próxima terapia simultânea, para determinar o ajuste de dosagem dos anticoagulantes, se necessário.
Cimetidina
O metabolismo hepático do metronidazol pode ser diminuído quando o metronidazol e a cimetidina são usados concomitantemente, possivelmente resultando na demora da eliminação e da diminuição do “clearance” sérico de metronidazol.
Dissulfiram
Recomenda-se que o metronidazol não seja usado concomitantemente com dissulfiram, ou por 2 semanas seguidas em pacientes alcoólatras, pois o uso pode causar confusão e reações psicóticas, devido à toxicidade combinada.
Medicamentos neurotóxicos
O uso concomitante de metronidazol sistêmico com outros medicamentos neurotóxicos pode aumentar o potencial para neurotoxicidade.
Fenitoína
O metronidazol sistêmico pode prejudicar o metabolismo da fenitoína por inibição das enzimas microssomais e diminuição da concentração plasmática de fenitoína.
Os efeitos da fenitoína não são conhecidos com o uso do metronidazol vaginal.
Fenobarbital
Ocorre um aumento da eliminação de metronidazol, resultando em níveis plasmáticos reduzidos.
5-fluorouracil
Ocorre diminuição do clearance do fluorouracil, resultando em aumento da toxicidade do mesmo.
Lítio
Os níveis plasmáticos do lítio podem ser aumentados pelo metronidazol. Deve-se portanto, monitorar as concentrações plasmáticas de lítio, creatinina e eletrólitos em pacientes recebendo tratamento com lítio, enquanto durar o tratamento com o metronidazol.
Ciclosporina
Risco de aumento de níveis plasmáticos de ciclosporina. Os níveis plasmáticos de ciclosporina e creatinina devem ser rigorosamente monitorizados quando a administração concomitante de ciclosporina e metronidazol é necessária.