Bula para paciente miconazol creme dermatológico e loção cremosa

MICONAZOL CREME DERMATOLÓGICO E LOÇÃO CREMOSA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MICONAZOL CREME DERMATOLÓGICO E LOÇÃO CREMOSA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MICONAZOL CREME DERMATOLÓGICO E LOÇÃO CREMOSA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



LOÇÃO CREMOSA
Ação do medicamento: O nitrato de miconazol loção cremosa age contra fungos causadores de infecções na pele, inibindo uma atividade essencial das células desses fungos e provocando a sua morte. Alivia rapidamente a coceira que é um sintoma comum dessas infecções.

Indicações do medicamento: O nitrato de miconazol loção cremosa é indicado para infecções de pele e unha devido a dermatófitos ou leveduras, e outros fungos, tais como: Tinea corporis; Tinea manuun; Tinea barbae; Tinea cruris; Tinea pedis (pé de atleta). Como o nitrato de miconazol possui ação antibacteriana contra certas bactérias gram-positivas, ele pode ser utilizado em micoses infectadas secundariamente com tais bactérias (por exemplo, em dermatites de fraldas).

CONTRAINDICAÇÕES
Não utilizar o nitrato de miconazol loção cremosa em pessoas com hipersensibilidade (alergia) ao nitrato de miconazol ou aos outros componentes da fórmula.

ADVERTÊNCIAS
Se ocorrer alguma reação sugerindo alergia ou irritação, o tratamento deve ser interrompido. Gravidez e amamentação O nitrato de miconazol loção cremosa é pouco absorvido pelo corpo quando aplicado na pele. A excreção no leite humano de miconazol é desconhecida. Se você está grávida ou amamentando, consulte seu médico se você pode usar o nitrato de miconazol loção cremosa. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

PRECAUÇÕES
Não utilize o nitrato de miconazol loção cremosa na região dos olhos. Lave bem as mãos após usar o nitrato de miconazol loção cremosa, exceto se o tratamento for nas mãos. Mantenha uma toalha e uma esponja para banho de uso próprio, pois isso evita a infecção de outras pessoas. Troque regularmente a roupa que fica em contato com a pele infectada para evitar a reinfecção.

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS
Se você utiliza anticoagulantes orais (medicamentos que “afinam” o sangue), como varfarina, consulte seu médico antes de usar o nitrato de miconazol loção cremosa. Os efeitos terapêuticos e adversos de outros medicamentos podem aumentar com o uso concomitante de miconazol. Consulte seu médico antes de usar o nitrato de miconazol, se você utiliza qualquer outro medicamento. Não há contraindicação relativa a faixas etárias. Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis.

ASPECTO FÍSICO
A loção cremosa de nitrato de miconazol possui cor branca e homogênea, com odor melody, isenta de grumos e impurezas.

DOSAGEM
Infecções de pele: Aplique um pouco de loção sobre as lesões, uma ou duas vezes ao dia. Friccione a loção na pele com os dedos até que tenha penetrado completamente. A duração da terapia varia de 2 a 6 semanas dependendo da localização e gravidade da lesão. O tratamento deve continuar ao menos uma semana após o desaparecimento de todos os sinais e sintomas.

Infecções de unha: As unhas infectadas devem ser cortadas tão curtas quanto possível. Uma porção da loção deve ser aplicada e friccionada sobre e abaixo da unha infectada e também na área próxima, uma a duas vezes ao dia. A unha tratada deve ser coberta com um curativo oclusivo. O tratamento não deve ser descontinuado até que uma nova unha cresça e a cura definida possa ser observada (raramente ocorre em menos de 3 meses).

MODO DE USO
Lave e seque bem o local infectado. Aplique o nitrato de miconazol gentilmente na pele com a ponta dos dedos. Não trate apenas a pele infectada, aplique o produto também na área ao redor. Se a área infectada não for as mãos, lave-as cuidadosamente após a aplicação da loção. Isto é muito importante para evitar a transferência dos germes da pele infectada para outras partes do corpo ou para outras pessoas. Para um tratamento bem sucedido, aplique o nitrato de miconazol loção cremosa todo dia. Não pare de usar o medicamento até uma semana após o desaparecimento dos sintomas. Dependendo do tipo e extensão da infecção, o tratamento pode durar de 2 a 6 semanas. Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica ou de seu cirurgião-dentista. Não use o medicamento com prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.

REAÇÕES ADVERSAS
O nitrato de miconazol loção cremosa é geralmente bem tolerado. Em casos raros, vermelhidão, irritação, leve sensação de queimação ou coceira podem acontecer no local de aplicação do nitrato de miconazol loção cremosa. Em tais casos, geralmente é suficiente evitar uma ou algumas aplicações. Hipersensibilidade (alergia) ao nitrato de miconazol é muito rara e pode ser reconhecida por coceira, vermelhidão, respiração curta e/ou inchaço do rosto após aplicação. Nesses casos pare o tratamento e consulte seu médico. Não hesite em relatar qualquer outro efeito indesejável ao seu médico.

SUPERDOSAGEM
Quando o uso de nitrato de miconazol é mais frequente do que o prescrito, pode ocorrer vermelhidão, inchaço ou sensação de queimação. Neste caso, é suficiente evitar a utilização por uma ou duas aplicações e após, voltar a utilizar o nitrato de miconazol, de acordo com o esquema prescrito. A ingestão acidental de pequena quantidade de nitrato de miconazol normalmente não faz mal. Contudo, para ter certeza que não há problemas, consulte seu médico.

ARMAZENAGEM
Manter à temperatura ambiente (entre 15°C a 30°C). Proteger da luz e manter em lugar seco.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. _________________________________________________________________________________________

CREME DERMATOLÓGICO.
Ação esperada do medicamento
O nitrato de miconazol é utilizado para tratamento de diversas micoses superficiais.

Cuidados de conservação
Manter a bisnaga tampada, à temperatura ambiente (15 ̊C a 30 ̊C). Proteger da luz e manter em lugar seco.

Prazo de validade
O número do lote e as datas de fabricação e validade estão impressos no cartucho do medicamento. Não use medicamentos com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.

Gravidez e lactação
Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao médico se está amamentando. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião- dentista.

Cuidados de administração
A aplicação do produto deve ser feita após lavagem e secagem do local. Aplique a quantidade recomendada de nitrato de miconazol diretamente sobre a região atingida. Ao aplicar nitrato de miconazol, espalhe-o por uma região um pouco maior do que a afetada. Se a área atingida não forem as mãos, lave-as cuidadosamente após a aplicação. É recomendável a troca frequente das roupas que ficam em contato com a área infectada, a fim de evitar a reinfecção. O nitrato de miconazol não mancha a pele e nem a roupa. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas procure orientação médica.

Reações adversas
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis. O nitrato de miconazol é geralmente bem tolerado. Existem relatos isolados de irritação ou de sensação de queimação associados à utilização de miconazol. Em tais casos, geralmente é suficiente interromper algumas aplicações. Ardor e vermelhidão no local da aplicação podem indicar uma sensibilidade exacerbada (alergia). Neste caso, você deve interromper o tratamento e consultar seu médico.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Contraindicações e precauções
O nitrato de miconazol não deve ser usado por pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula. O nitrato de miconazol não deve ser utilizado na região dos olhos. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.
NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.