Características farmacológicas miconazol creme dermatológico e loção cremosa

MICONAZOL CREME DERMATOLÓGICO E LOÇÃO CREMOSA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MICONAZOL CREME DERMATOLÓGICO E LOÇÃO CREMOSA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MICONAZOL CREME DERMATOLÓGICO E LOÇÃO CREMOSA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



LOÇÃO CREMOSA
Farmacodinâmica
O miconazol é um derivado de imidazol, com ação antifúngica para uso dermatológico/tópico. O miconazol combina a atividade antifúngica contra dermatófitos e leveduras comuns e outros fungos com a atividade antibacteriana contra certos bacilos e cocos gram-positivos. O miconazol inibe a biossíntese do ergosterol no fungo e altera a composição de outros componentes lipídicos da membrana, ocasionando necrose da célula fúngica. O miconazol também tem demonstrado eficácia em micoses infectadas secundariamente. Geralmente, o miconazol age rapidamente no prurido, sintoma que frequentemente acompanha as infecções por dermatófitos e leveduras. Esta melhora sintomática pode ser observada antes que os primeiros sinais de cicatrização sejam observados.
Farmacocinética
Absorção
O miconazol permanece na pele depois da aplicação tópica por até 4 dias. A absorção sistêmica de miconazol é limitada e sua biodisponibilidade é menor que 1% após a aplicação tópica. A concentração plasmática de miconazol e/ou seus metabólitos são mensuráveis após 24 e 48 horas da aplicação. Absorção sistêmica também foi demonstrada em crianças com dermatite de fralda após repetidas aplicações de miconazol. A concentração plasmática de miconazol é indetectável ou pequena em todas as crianças.

Distribuição
O miconazol absorvido liga-se às proteínas plasmáticas (88,2%) e às células vermelhas (10,6%).

Metabolismo e excreção
A pequena quantidade de miconazol absorvida é eliminada predominantemente nas fezes, tanto a droga inalterada como seus metabólitos, até quatro dias após o período de administração. Pequenas quantidades de droga inalterada e metabólitos também aparecem na urina.
________________________________________________________________________________________

CREME DERMATOLÓGICO
O miconazol tem atividade antifúngica contra dermatófilos, leveduras e outros fungos. O miconazol inibe a biossíntese do ergosterol no fungo e altera a composição de outros componentes lipídicos da membrana, ocasionando necrose da célula fúngica. Geralmente, o miconazol age rapidamente no prurido (coceira), sintoma que frequentemente acompanha as infecções por dermatófilos e leveduras.
Esta melhora sintomática pode ser observada antes que os primeiros sinais de cicatrização sejam percebidos. O miconazol age no odor desagradável provocado pelas micoses superficiais. O miconazol não produz níveis sanguíneos detectáveis quando aplicado de forma tópica.