Bula para paciente minidiab

MINIDIAB com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MINIDIAB têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MINIDIAB devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Minidiab® (glipizida) é indicado no tratamento de diabetes melito tipo 2 (antes conhecido como diabetes não dependente de insulina ou diabetes do adulto) como auxiliar à dieta e ao exercício, para melhorar o controle glicêmico em adultos. Minidiab® deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C), protegido da luz e umidade. O prazo de validade está indicado na embalagem externa do produto.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido, pode ser perigoso para sua saúde. O produto é contra-indicado a mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao seu médico se estiver amamentando. Minidiab® deve ser administrado cerca de 30 minutos antes da refeição..
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Minidiab® pode interagir com vários medicamentos, como miconazol, fluconazol, voriconazol, antiinflamatórios não esteróides (p. ex.: fenilbutazona), salicilatos (ácido acetilsalicílico), beta-bloqueadores, inibidores da enzima conversora da angiotensina, antagonistas dos receptores H2 (p. ex.: cimetidina), sulfonamidas, cloranfenicol, probenecida, cumarínicos, danazol, fenotiazinas (clorpromazina), corticosteróides, agentes simpaticomiméticos (p. ex.: ritodrina, salbutamol, terbutalina), tiazidas e outros diuréticos, medicamentos para distúrbios da tireóide, estrógenos, progestágenos, contraceptivos orais, fenitoína, ácido nicotínico, bloqueadores do canal de cálcio e isoniazida. Minidiab® pode interagir com álcool. Não ingerir álcool durante o tratamento.
É muito importante informar ao seu médico caso esteja usando outros medicamentos antes do início ou durante o tratamento com Minidiab®. Informe ao seu médico o aparecimento de qualquer reação desagradável durante o tratamento com Minidiab®, tais como náusea, vômitos, diarréia, constipação, dor de estômago, dor abdominal, reações alérgicas da pele, confusão, tontura, sonolência, dor de cabeça, tremores, distúrbios visuais, mal-estar, hipoglicemia (redução dos níveis de glicose no sangue), icterícia (coloração amarelada da pele), função hepática prejudicada e hepatite. Minidiab® pode causar alterações no número de células de defesa do sangue, anemia e diminuição das plaquetas (componentes do sangue que participam da coagulação) e alterações leves a moderadas em testes laboratoriais (TGO, DHL, fosfatase alcalina, uréia e creatinina). Minidiab® pode causar, também, diminuição dos níveis de sódio no sangue. Minidiab® é contra-indicado a pacientes com hipersensibilidade à glipizida, outras sulfoniluréias ou sulfonamidas ou a qualquer componente da fórmula. Também está contra-indicado nos casos de diabetes melito tipo 1, cetoacidose diabética, coma diabético, estados de insuficiência hepática ou renal graves, no decurso de doenças infecciosas e febris, por ocasião de traumas graves e intervenções cirúrgicas, gravidez, lactação e quando houver complicações gangrenosas. Informe ao seu médico se você é portador de doença hepática ou renal ou se você tem deficiência de G6PD. É importante que você siga as orientações dietéticas, tenha um programa regular de exercícios e realize testes regulares de açúcar no sangue, conforme orientado pelo seu médico.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO; PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.