Reações adversas minidiab

MINIDIAB com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MINIDIAB têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MINIDIAB devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A maioria dos eventos adversos foram relacionados à dose, transitórios e responderam à redução de dose ou interrupção do uso do medicamento. Entretanto, a experiência clínica até então mostrou que, como outras sulfoniluréias, alguns efeitos colaterais associados à hipersensibilidade podem ser graves e houve relato de mortes em alguns casos.
Hematológico e linfático:
agranulocitose, leucopenia, trombocitopenia, anemia hemolítica, pancitopenia foram relatados. Anemia aplástica foi relatada com outras sulfoniluréias.
Metabólico e nutricional: hipoglicemia (vide “Advertência e Precauções” e “Superdosagem”). Foi relatado hiponatremia. Reações parecidas com as de dissulfiram foram relatadas com outras sulfoniluréias.
Psiquiátrico: confusão*.
Sistema Nervoso: tontura*, sonolência*, dor de cabeça*, tremores* foram relatados em pacientes tratados com Minidiab® (glipizida).
Ocular: distúrbios visuais tais como visão embaçada*, diplopia* e visão anormal*, incluindo prejuízo e decréscimo visual* foram relatados em pacientes tratados com Minidiab®.
Gastrintestinal: náusea, diarréia, constipação e gastralgia que parecem ser relacionados à dose e geralmente desaparecem com divisão ou redução da dose. Dor abdominal e vômito também foram relatados.
Hepatobiliar: icterícia colestática, função hepática prejudicada e hepatite foram relatadas. Descontinuar o tratamento no caso de icterícia colestática. Porfiria hepática e porfiria cutânea tardia também foram relatadas.
Pele e tecido subcutâneo: reações alérgicas da pele incluindo eritema, reações maculopapulares ou morbiliformes, urticária, prurido e eczema foram relatados. Essas reações freqüentemente desaparecem com a continuidade da terapia. Entretanto, se houver persistência, o fármaco deve ser descontinuado. Foram relatadas reações de fotossensibilidade com outras sulfoniluréias.
Geral: mal-estar*.
Laboratorial: elevações ocasionais leves a moderadas de TGO, DHL, fosfatase alcalina, BUN e creatinina foram notados. A relação dessas anormalidades com o Minidiab® é incerta e raramente estiveram associadas com sintomas clínicos. * Estas foram geralmente transitórias e não necessitam da interrupção da terapia, entretanto, podem ser também sintomas de hipoglicemia.