Bula para paciente motilium

MOTILIUM com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MOTILIUM têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MOTILIUM devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Ação Esperada do Medicamento
O controle dos sintomas é observado progressivamente com o decorrer do tratamento.

Cuidados de armazenamento
Conservar Motilium®comprimidos em temperatura ambiente (entre 15oC e 30oC). Proteger da luz e umidade.
Conservar Motilium®suspensão em temperatura ambiente (entre 15oC e 30oC). Proteger da luz.

Prazo de validade
O prazo de validade de Motilium®comprimidos é 5 anos e de Motilium®suspensão oral é 3 anos. Verifique na embalagem externa se o medicamento obedece ao prazo de validade. Não utilize o medicamento se o prazo de validade estiver vencido. Pode ser perigoso para sua saúde.

Gravidez e Lactação
Pequenas quantidades de Motilium®podem ser liberadas no leite materno. Não se recomenda o uso do Motilium®durante a gravidez e amamentação .
Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.

Cuidados de administração
Para crianças com peso inferior a 35 kg, utilize a suspensão oral (forma líquida). Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Interrupção do tratamento
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Reações Adversas
Você pode ter efeitos indesejáveis ao usar Motilium®. A seguir estão listados alguns efeitos adversos (também denominados reações adversas a medicamentos) relacionados ao tratamento com domperidona.
Raros (relatados por pelo menos 1 em 10.000 pacientes, mas menos de 1 em cada 1.000 pacientes):
– convulsões;
– movimentos involuntários da face ou braços e pernas, tremor excessivo, rigidez muscular excessiva ou espasmo muscular;
– um tipo de reação que pode ocorrer logo após a administração e é reconhecida por erupção cutânea da pele, coceira, falta de ar e/ou inchaço da face;
– reação de hipersensibilidade grave pode ocorrer logo após a administração que é caracterizada por urticária, coceira, rubor, desmaio, dificuldade para respirar, entre outros possíveis sintomas;
– distúrbios no ritmo cardíaco;
– morte inesperada resultante da perda abrupta da função cardíaca em pessoas que podem ou não ter doença cardíaca previamente conhecida.
Interrompa o tratamento com domperidona e contate seu médico imediatamente se você tiver qualquer um dos eventos indesejáveis anteriormente descritos.
Outros efeitos indesejáveis que foram observados durante o tratamento com domperidona estão descritos a seguir:
Comuns (relatados por pelo menos 1 em cada 100 pacientes, mas menos que 1 em cada 10 pacientes): depressão, ansiedade, perda ou diminuição de apetite sexual, dores de cabeça, sonolência, inquietação, diarreia, erupção cutânea, coceira, aumento das mamas, dor ou sensibilidade nas mamas, secreção de leite pelos mamilos ou dificuldade para amamentar, menstruação irregular ou ausência de menstruação, sensação de fraqueza generalizada e boca seca.
Incomuns (relatados por pelo menos 1 em cada 1.000 pacientes, mas menos que 1 em cada 100 pacientes): reação de hipersensibilidade, urticária, inchaço das mamas, secreção não usual dos mamilos, agitação, nervosismo, incapacidade urinar e alterações em certos testes laboratoriais.
Se qualquer um desses feitos se tornarem preocupantes ou se você tiver qualquer outro efeito indesejável, consulte seu médico.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Ingestão concomitante com outras substâncias
Informe o seu médico se você estiver utilizando algum medicamento que retarde a atividade do estômago e do intestino (ex.: anticolinérgicos), pois eles interferem na ação de Motilium®.
Informe seu médico se você estiver tomando algum (s) medicamento (s) para a acidez estomacal. Estes medicamentos podem ser usados se você também estiver tomando Motilium®, mas eles não devem ser ingeridos ao mesmo tempo. você deve tomar Motilium® comprimidos ou suspensão oral antes das refeições e alguns medicamentos para o estômago, como aqueles que contem hidróxido de alumínio e/ou hidróxido de magnésio, podem ser tomados após as refeições.
Informe seu médico se você estiver tomando:
₋ certos medicamentos chamados azólicos, que são indicados para infecções por fungos. Exemplos de azólicos são o itraconazol, miconazol, fluconazol, cetoconazol e voriconazol;
₋ certos antibióticos chamados macrolídeos, tais como a eritromicina, claritromicina ou troleandomicina;
₋ certas drogas anti-AIDS como amprenavir, atazanavir, fosamprenavir, indinavir, nelfinavir, ritonavir e saquinavir;
₋ o antidepressivo nefazodona;
₋ diltiazem ou verapamil;
₋ amiodarona;
₋ aprepitanto, um medicamento utilizado para reduzir a náusea associada à quimioterapia;
₋ telitromicina.
Seu médico decidirá se estas drogas poderão ser administradas concomitantemente ao Motilium®ou se alguma medida de precaução deverá ser tomada.

Contraindicações
Você não deverá usar Motilium®se:
₋ apresentar sensibilidade a qualquer um de seus componentes;
₋ sofrer de prolactinoma, uma doença da hipófise;
₋ estiver utilizando certos medicamentos que desaceleram o metabolismo (a quebra) de outros medicamentos no corpo e que também possam afetar o ritmo cardíaco, como:
• cetoconazol, fluconazol, ou voriconazol, que são usados para tratar infecções fúngicas;
• os antibióticos eritromicina, claritromicina ou telitromicina;
• amiodarona, um medicamento para o coração.
Procure seu médico antes de iniciar o tratamento com Motilium®se:
– você apresentar cólicas graves ou fezes escuras persistentes,
– você tiver histórico de doenças no fígado ou estiver com uma doença nesse órgão.

Precauções
Se você tomar Motilium® por um longo período, a dose deverá ser ajustada. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.
Antes de tomar Motilium® você deverá informar ao seu médico se:
– tem alguma doença no fígado,
– tem alguma doença nos rins. Se você tomar Motilium®durante um longo período, seu médico pode querer ajustar a dose.
– tem ou teve alguma doença no coração, incluindo insuficiência cardíaca, ataque cardíaco anterior, angina (dores no peito), ou distúrbios do ritmo cardíaco, incluindo batimento rápido ou lento ou irregular.

Os comprimidos contém lactose e podem não ser adequados para pessoas com:
– intolerância à lactose (incapacidade de digerir a lactose que é um açúcar encontrado no leite e seus derivados);
– galactosemia ou má absorção da glicose e da galactose (incapacidade de digerir carboidratos e açúcares encontrados em muitos alimentos incluindo amido, leite e seus derivados).
A suspensão oral contém sorbitol e pode não ser adequada para pessoas com intolerância ao sorbitol e intolerância hereditária à frutose (incapacidade de tolerar a frutose que pode ser hereditária; frutose é um açúcar encontrado em frutas e suco de frutas).

Crianças:
Podem ocorrer movimentos descontrolados como movimento irregular dos olhos, postura anormal como torção do pescoço, tremor e rigidez muscular em crianças, mas desaparecem quando Motilium®é descontinuado.

Efeito sobre a capacidade de dirigir ou operar máquinas: Não há informação que sugira que Motilium®afete a capacidade de dirigir veículos ou utilizar máquinas.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.

Superdose
Se você ingeriu uma grande quantidade de Motilium®você poderá apresentar agitação, alterações no estado de consciência ou transe, convulsões, estado confusional, sonolência, movimentos descontrolados como movimento irregular dos olhos, ou postura anormal como torção do pescoço. Você deve procurar atendimento médico imediatamente, especialmente se quem tomou uma superdose do medicamento foi uma criança.