Bula para paciente muvinlax

MUVINLAX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MUVINLAX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MUVINLAX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
MUVINLAX® é um laxativo do tipo osmótico não irritante.
MUVINLAX® promove o amolecimento das fezes e o aumento da frequência da evacuação, pela sua capacidade de reter água no interior do intest
POR QUE ESTE MEDICAMENTO FOI INDICADO?
MUVINLAX® está indicado para:
Tratamento da constipação intestinal;
Tratamento da impactação fecal;
Preparo intestinal antes de cirurgias e exames endoscópicos ou radiológicos.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Contraindicações
Não use MUVINLAX® se você já teve alguma reação alérgica a qualquer substância da formulação.
MUVINLAX® não deve ser utilizado por portadores de doenças inflamatórias intestinais ativas graves, colite tóxica, obstrução ou perfuração do trato digestivo; ou por pacientes com dor abdominal de origem desconhecida.

Advertências e precauções
MUVINLAX® não interfere na absorção de alimentos ou bebidas. Uma dieta balanceada, rica em fibras, maior ingestão de água e exercícios físicos regulares são adjuvantes no tratamento da constipação.
Interações com outros medicamentos, alimentos e testes laboratoriais
MUVINLAX® não possui interação direta com quaisquer fármacos conhecidos. Contudo, uma vez que é esperado um efeito laxativo, não é recomendada a utilização simultânea de MUVINLAX® com outras medicações. Avise seu médico ou farmacêutico caso você utilize outros medicamentos, mesmo os sem prescrição médica, suplementos nutricionais ou fitoterápicos (produtos à base de plantas medicinais).
Quando MUVINLAX® for utilizado para preparo do cólon, poderá ocorrer diminuição ou eliminação da absorção de outros medicamentos, portanto, recomenda-se que as medicações orais sejam administradas antes de duas horas ou após três horas d®
Não foi encontrada nenhuma alteração significativa produzida por MUVINLAX® em exames laboratoriais.
MUVINLAX® não contém fenilalanina: pode ser usado seguramente por pacientes com fenilcetonúria.
Risco de uso por via de administração não recomendada: este medicamento deve ser administrado somente pela via recomendada. Não há estudos dos efeitos se administrado pelas vias não recomendadas. Portanto, por segurança e para eficácia deste medicamento, a administração deve ser feita apenas por via oral.
Grupos de risco
Gravidez e lactação
Não existem evidências de restrições ao uso de MUVINLAX® durante a gravidez e lactação, podendo ser utilizado desde que sob orientação médica.
Este medicamento só deve ser utilizado por mulheres grávidas sob orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Uso pediátrico
MUVINLAX® pode ser utilizado em crianças acima de 2 anos de idade (vide “Como devo usar este medicamento?”) nas doses recomendadas. Este medicamento não deve ser usado em crianças com menos de 2 anos de idade.
Uso em idosos
Não existem evidências de restrições ao uso de MUVINLAX® em idosos.
Informe ao médico o aparecimento de reações indesejáveis.
Informe ao seu médico se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
MUVINLAX® é um pó fino branco com odor característico de limão.
MUVINLAX® deve ser tomado sempre após dissolução completa de cada sachê em um copo (125 mL) de água, chá ou suco, para uso imediato. Mexa bem a solução antes de tomar cada dose.
No preparo do cólon e tratamento da impactação fecal
Devem-se dissolver oito sachês para cada litro de água. A utilização de água gelada melhora a palatabilidade e a aceitação da solução.
Depois de preparada, tome a solução de MUVINLAX® na velocidade de um copo de 250 mL a cada dez minutos. É preferível tomar cada porção rapidamente a tomá-la em pequenos goles.
Normalmente, o primeiro movimento intestinal ocorre cerca de uma hora após o início da ingestão da solução. Os movimentos se tornarão mais frequentes até que o intestino tenha se esvaziado.
Para melhores resultados, não deve ser consumido nenhum alimento sólido de três a quatro horas antes da tomada da solução de MUVINLAX®, e de maneira nenhuma qualquer tipo de alimento sólido deve ser ingerido nas duas horas seguintes à administração.

Constipação intestinal
Adultos
Iniciar com um a dois sachês ao dia, tomados de preferência pela manhã ou conforme prescrição médica. Podem se passar de um a dois dias, desde a primeira administração, até que o efeito se manifeste. A dose pode ser ajustada conforme a resposta terapêutica. Em casos de constipação intensa ou quando se desejar uma resposta rápida, podem ser utilizados cinco sachês à noite.
Crianças acima de 2 anos de idade
A dose inicial média é de 0,8 g/kg/d (de 0,3 a 1,4 g/kg/d). A dose deve ser ajustada de acordo com a resposta individual do paciente.
MUVINLAX® é seguro para ser utilizado em adultos e crianças acima de 2 anos de idade mantendo sua eficácia por longos períodos, conforme a necessidade de cada paciente.
Em estudos clínicos, o macrogol 3350 foi administrado em pacientes com constipação crônica, por períodos de até 30 meses, não sendo verificados efeitos adversos, distúrbios hidroeletrolíticos ou alterações laboratoriais significativas.
Impactação fecal
Adultos
A dose diária é de oito sachês dissolvidos em 1 litro de água. Esta solução deve ser tomada no período de quatro a seis horas. Duração do tratamento: um a três dias.
Crianças acima de 2 anos de idade
Administrar 1,5 g/kg/d, até o máximo de 100 g, em uma a duas tomadas antes das refeições, por um período de um a três dias.
Preparo para colonoscopia
Adultos
Preparar uma solução com 110 g/L (oito sachês em 1 litro de água) de MUVINLAX®. Deve ser tomado um copo de 250 mL a cada dez minutos, até que o efluente retal seja claro e livre de partículas sólidas, ou até que tenham sido consumidos 4 litros da solução. Duração do preparo: aproximadamente quatro horas.
Esquecimento de dose
Caso você se esqueça de ingerir uma dose, tome-a assim que possível. Se estiver próximo da dose seguinte, ignore a dose esquecida e continue no horário previsto.
Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica.
Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.
QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR?
Você poderá sentir cólicas leves, empachamento, flatulência ou diarreia; avise seu médico se esses sintomas se tornarem inte
O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA GRANDE QUANTIDADE DESTE MEDICAMENTO DE UMA SÓ VEZ?
Não há relatos de superdose com o uso de medicamentos à base de macrogol. O efeito do macrogol é dose-dependente, esperando-se apenas diarreia abundante em caso de superdose. A suspensão do medicamento reverte os sintomas.
ONDE E COMO DEVO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Este medicamento deve ser conservado em temperatura ambiente, entre 15ºC e 30ºC, protegido da luz e umidade.
O prazo de validade do medicamento é de 24 meses após a data de fabricação impressa na embalagem externa (cartucho).
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.