Bula para paciente naprosyn

NAPROSYN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de NAPROSYN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com NAPROSYN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



1. Como este medicamento funciona?
Naprosyn® é um anti-inflamatório (reduz a inflamação) com ação analgésica (alívio da dor) e antitérmica (reduz a febre).

2. Indicações do medicamento
Naprosyn® é indicado para:
•dores agudas, causadas por inflamação como, por exemplo, dor de garganta;
•dor e febre em adultos, inclusive para mães que não estejam amamentando: por exemplo, dor de dente, dor abdominal, sintomas da gripe e resfriado;
•dores musculares e articulares, como por exemplo, torcicolo, bursite, tendinite, sinovite, tenosinovite, dor nas costas, dor nas pernas, cotovelo do tenista;
•doenças reumatológicas: artrite reumatoide, osteoartrite, espondilite anquilosante, gota, artrite reumatoide juvenil;
•cólica menstrual;
•tratamento e prevenção de enxaqueca, dor de cabeça;
•após cirurgias, inclusive ortopédicas e extrações dentárias;
•dor após traumas: entorses, distensões, contusões, dor decorrente da prática esportiva.

3. Quando não devo usar este medicamento?
O Naprosyn® é contraindicado em pessoas que apresentem alergia ao naproxeno ou naproxeno sódico; em pessoas com úlcera ou sangramento gastrintestinal, em pessoas com insuficiência cardíaca grave e em mulheres que estejam amamentando.
Pessoas nas quais o ácido acetilsalicílico ou outros anti-inflamatórios não esteroidais ou analgésicos induzam a asma, rinite, pólipos nasais ou urticária, não devem utilizar Naprosyn®.
O uso de Naprosyn® em pacientes com insuficiência renal deverá ser realizado sob a supervisão médica.
Deve-se ter cautela com o uso de Naprosyn® em idosos e em mulheres que queiram engravidar.
O uso de Naprosyn® juntamente com outros anti-inflamatórios deve ser evitado.
Recomenda-se cautela no uso de Naprosyn® em pessoas com problemas renais, pressão alta e problemas cardíacos.
Interrompa o tratamento caso note o aparecimento de lesões de pele.
O uso de Naprosyn® interfere na coagulação, podendo alterar exames de sangue como o
coagulograma, enzimas do fígado e provas de função da suprarrenal.
O uso de Naprosyn® concomitante com alimentos, antiácidos ou colestiramina pode retardar o início dos efeitos do naproxeno, no entanto, não afeta sua ação.
Informe o seu médico caso precise usar Naprosyn® junto com outros medicamentos como anticoagulantes do tipo cumarínicos, ácido acetilsalicílico, hidantoínas, sulfonamidas, sulfonilureias, probenecida, metotrexato, betabloqueadores, furosemida, lítio, inibidores da serotonina e varfarina.
Algumas pessoas podem apresentar sonolência, tontura, vertigem ou insônia durante o tratamento, devendo ter cautela ao realizar atividades que requerem atenção. A segurança e eficácia do uso deste medicamento em crianças abaixo de dois anos não está estabelecida.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Este medicamento é contraindicado em crianças abaixo de dois anos de idade.
Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

4. Como devo usar este medicamento?
O comprimido de Naprosyn® é redondo e amarelado, liso em uma das faces e com ondulações em outra, sem cheiro característico.
Naprosyn® deve ser administrado por boca em jejum ou com as refeições. O comprimido deve ser ingerido com um pouco de líquido, sem mastigar.
Não é recomendado o uso de Naprosyn® por mais de 10 dias consecutivos, a não ser sob a orientação médica.

Dores crônicas com componente inflamatório: Naprosyn® 250 mg ou Naprosyn® 500 mg, duas vezes ao dia ou de 500 mg a 1000 mg em uma dose única diária.

Uso Geral: A dose inicial recomendada de Naprosyn® é de 500 mg seguido por Naprosyn® 250 mg a cada 6 à 8 horas, conforme necessidade.

Enxaqueca: para o tratamento da enxaqueca aguda, a dose é de Naprosyn® 750 mg no primeiro sintoma de um ataque iminente. Após meia hora da dose inicial pode ser utilizada uma dose adicional de Naprosyn® 250 mg a 500 mg no decorrer do dia, se necessário.
Para a profilaxia da enxaqueca, a dose de Naprosyn® é de 500 mg duas vezes ao dia. Se não ocorrer melhora dentro de 4 a 6 semanas, o medicamento deve ser descontinuado.

Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.

5. Reações adversas
Informe o seu médico caso tenha reações desagradáveis tais como: dor ou queimação no estômago, dor abdominal, vômitos, diarreia, falta de ar, broncoespasmo ou crise de asma, alergia na pele ou coceira, inchaço, dor de cabeça, tonturas, sonolência, bem como quaisquer outros sinais ou sintomas.

6. O que fazer se alguém usar uma grande quantidade deste medicamento de uma só vez?
Em caso de ingestão, acidental ou proposital, de quantidade excessiva de naproxeno, procure o serviço médico de urgência onde possa ser realizado esvaziamento gástrico e empregadas as medidas usuais de suporte.

7. Onde e como devo guardar este medicamento?
Este medicamento deverá ser conservado em temperatura ambiente (15 a 30ºC), protegido da luz e da umidade e em sua embalagem original.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.