Reações adversas neo cebetil complexo

NEO CEBETIL COMPLEXO com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de NEO CEBETIL COMPLEXO têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com NEO CEBETIL COMPLEXO devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Doses altas de nicotinamida (cerca de 9 g) administrada por longos períodos pode provocar hepatotoxicidade acompanhada de icterícia, hepatite colestática e fibrose. Doses de 3 g por dia da vitamina, por longos períodos, podem resultar em azia, náusea, dores de cabeça, urticária, fadiga, inflamação de garganta e vertigem.
As seguintes reações foram associadas ao ácido ascórbico: precipitação de pedras de oxalato no trato urinário. Doses altas causam diarreia, rubor facial, cefaleia, disúria, náusea, vômito e cólicas estomacais.
O cloridrato de piridoxina (vitamina B6) em doses acima de 200 mg/dia por longos períodos, podem causar efeitos como síndrome neurotóxica, caracterizada por parestesia, hiperestesia, dores nos ossos, fraqueza muscular e dormência. Pode causar dores nas costas, febre, dor no tórax, dispneia, cefaleia, tonturas e sensação de calor de caráter transitório, imediatamente após a aplicação endovenosa de NEO CEBETIL COMPLEXO.
A cianocobalamina (vitamina B12): não é toxica mesmo em doses altas. Porém, existem relatos raros de exantema transitório e anafilaxia após a injeção endovenosa de cianocobalamina.
A infusão endovenosa de frutose pode causar aumento da produção de ácido úrico (hiperuricemia) e acidose lática que pode se tornar severa em condições de hipóxia e desidratação. A acidose lática está associada à mortalidade, portanto é altamente recomendado cautela na administração de frutose em pacientes que apresentam alguma disfunção no metabolismo do lactato, como por exemplo, pacientes em choque, em hipóxia, doença hepática, uremia e diabetes. Em pacientes com intolerância hereditária à frutose (deficiência de aldolase), a infusão da mesma pode causar reações severas como hipoglicemia, náusea, vômito, tremor, convulsão e coma.
No local da administração endovenosa, pode ocorrer queimação e ardência.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.