Posologia de neocaina

NEOCAINA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de NEOCAINA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com NEOCAINA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A dosagem de qualquer anestésico local, varia com o procedimento anestésico, a área a ser anestesiada, a vascularização dos tecidos, o número de segmentos neuronais a serem bloqueados, a profundidade da anestesia e o grau de relaxamento muscular necessário, a duração desejada da anestesia, a tolerância individual e condições físicas do paciente. Deverá ser usada a mínima dose de anestésico que resulte em efetiva anestesia. As dosagens de Cloridrato de Bupivacaína deverão ser reduzidas para pacientes jovens, idosos e debilitados e para pacientes com doenças cardíacas e/ou hepáticas.
Injeção rápida de grande volume de solução de anestésico local deve ser evitada, devendo ser usadas doses adicionais fracionadas.
Nas doses recomendadas, a bupivacaína produz completo bloqueio sensitivo, mas o efeito na função motora difere entre as 3 concentrações:
0,25 %: Quando usado para bloqueio caudal, peridural ou do nervo periférico, produz bloqueio motor incompleto. Deve ser usado em cirurgias em que o relaxamento muscular não é importante, ou quando outro meio de produzir relaxamento muscular for usado simultaneamente. O início da ação pode ser mais lento do que com as concentrações de 0,5% e 0,75%.
0,5 %: Promove bloqueio motor para bloqueio caudal, peridural ou nervoso, mas o relaxamento muscular pode ser inadequado para cirurgias em que o relaxamento muscular for essencial.
0,75 %: Produz completo bloqueio motor. Mais útil para bloqueio peridural em operações abdominais que necessitam de completo relaxamento muscular e para anestesia retrobulbar. Não usar em anestesia obstétrica.
A duração da anestesia com bupivacaína é tal que, para a maioria das indicações, uma dose única é suficiente.
O limite máximo de dosagem deve ser individualizado em cada caso após avaliação da estatura e estado físico do paciente, bem como o habitual índice de absorção sistêmica do local da injeção. A maior parte das experiências é com doses únicas de bupivacaína até 225 mg com epinefrina 1:200.000 e 175 mg sem epinefrina; mais ou menos droga pode ser usada, dependendo de cada caso.
Estas doses podem ser repetidas uma vez, a cada 3 horas. Tem sido relatado o uso de doses totais diárias acima de 400 mg. Estas doses não devem ser excedidas num período de 24 horas. A duração do efeito do anestésico pode ser prolongada pela adição de epinefrina.
As doses da Tabela têm geralmente provado ser satisfatórias e são recomendadas como um guia para uso no adulto médio. Estas doses devem ser reduzidas para jovens, idosos e pacientes debilitados.
A Bupivacaína é contra-indicada para bloqueio anestésico paracervi-cal obstétrico e não é recomendado para anestesia regional intrave-nosa (Bloqueio de Bier).
Uso em Anestesia Peridural:- Durante a administração peridural de soluções de Bupivacaína 0,5% e 0,75%, devem ser administra-das doses fracionadas de 3 a 5 ml com tempo suficiente entre as doses para que manifestações tóxicas pela injeção intratecal ou intravascular acidental possam ser detectadas Em pacientes obsté-tricas, somente as concentrações de 0,5% e de 0,25% devem ser usadas, sendo recomendadas doses adicionais de 3 a 5 ml de solu-ção a 0,5%, não excedendo 50 a 100 mg em qualquer um dos inter-valos de dose.
Doses repetidas devem ser precedidas pela dose teste contendo epinefrina, se não for contra-indicado.
NA HIPÓTESE DE PERFURAÇÃO ACIDENTAL DA DURA OU NA SUSPEITA DESTE FATO, NÃO ADMINISTRAR NOVAS DOSES, DI-ANTE DO RISCO DE LESÃO NEUROLÓGICA CONSEQÜENTE AOS CONSERVANTES PRESENTES NAS SOLUÇÕES DE FRASCOS MULTI-USO.
Dose Teste para Bloqueio Peridural Lombar ou Caudal:- Ver Precauções.
Concentrações e Doses Recomendadas de Cloridrato de Bupivacaína

TIPO DE BLOQUEIO CONCENTRAÇÃO CADA DOSE BLOQUEIO MOTOR1
ml mg
INFILTRAÇÃO LOCAL 0,25 % 4 até o máximo até o máximo –
PERIDURAL 0,75 % 2,4 10 – 20 75 – 150 completo
0,5 % 4 10 – 20 50 – 100 moderado a completo
0,25 % 4 10 – 20 25 – 50 parcial a moderado
CAUDAL 0,5 % 4 15 – 30 75 – 150 moderado a completo
0,25 % 4 15 – 30 37,5 – 75 moderado
NERVOS PERIFÉRICOS 0,5 % 4 5 ao máximo 25 ao máximo moderado a completo
0,25 % 4 5 ao máximo 12,5 ao máximo moderado a completo
RETROBULBAR 3 0,75 % 4 2 – 4 15 – 30 completo
SIMPÁTICO 0,25 % 20 – 50 50 – 125 –
DOSE TESTE 0,5 % com Epinefrina 2 – 3 10 – 15 (ver Precauções) –
1 Com técnicas contínuas (intermitente), doses repetidas aumentam o grau do bloqueio motor. A primeira dose repetida de 0,5% pode produzir completo bloqueio motor. Bloqueio do nervo intercostal com 0,25% pode também produzir completo bloqueio motor para cirurgia intra-abdominal.
2 Usar para dose única, não por técnica peridural intermitente (cate-ter). Não usar para anestesia obstétrica.
3 Ver Precauções.
4 Soluções com ou sem epinefrina.