Advertências neutrofer fólico

NEUTROFER FÓLICO com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de NEUTROFER FÓLICO têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com NEUTROFER FÓLICO devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Aos pacientes portadores de próteses dentárias, particularmente à base de “Luva Light”, recomenda-se, recomenda-se lavar a boca e escovar a próteses imediatamente após o uso do produto, a fim de evitar seu escurecimento.
A administração de ácido fólico não é uma terapia apropriada para o tratamento da anemia macrocítica e outras anemias megaloblásticas devidas a deficiência de taminavi B12.
Como todos os preparados contendo ferro, Neutrofer® Fólico deve ser administrada com cautela na presença de alcoolismo, inflamação ao trato intestinal, doenças hepáticas e nefropatia.
A ingestão excessiva de álcool, causando incremento do depósito hepático de ferro, aumenta a probabilidade de efeitos colaterais, quando em uso prolongado.
A administração do produto em pacientes submetidos a transfusões repetidas de sangue deve ser realizada sob rigoroso controle médico e observação do quadro sanguíneo, v isto que a concomitância da aplicação de sangue com alto nível de ferro eritrocitário e sais de ferro por via oral pode resultar em sobrecarga férrica.
Doses muito altas de ácido fólico podem precipitar convulsões em pacientes epilépticos tratados com fenitoína.
Como outros compostos de ferro e ácido fólico, Neutrofer® Fólico pode provocar escurecimento das fezes e uma coloração amarela mais intensa da urina, fato este sem qualquer importância.
Recomenda-se a realização periódica de exames hematológicos, adequando-se a ferroterapia aos respectivos resultados obtidos, quando o tratamento for superior a 30 dias.
Não existem restrições ou cuidados especiais quanto ao uso do produto por pacientes idosos.
Pacientes idosos podem necessitar de doses maiores de ferro para corrigir anemia ferropriva.
O ácido fólico deve ser administrado com muito cuidado em pacientes com anemia não diagnosticada, uma vez que o ácido fólico pode mascarar o diagnóstico da anemia perniciosa através do alivio das manifestações hematológicas da doença, enquanto permite que as complicações neurológicas continuem. Isto pode resultar em dano ao sistema nervoso antes de poder realizar o diagnóstico correto.
A administração de ferro por mais de 6 meses deve ser evitada em pacientes com sangramento ou hemorragia contínua ou gravidez repetidas. O ferro não deve ser utiliza do para tratar anemias hemolíticas a não ser que um estado de deficiência de ferro exista, uma vez que o armazenamento em excesso do ferro pode levar à uma hematomacrose.
Para a forma farmacêutica comprido revestido:
Este medicamento contém LACTOSE: Pacientes com problemas hereditários raros de intolerância à galactose (deficiência Lapp de lactase ou má absorção de glicose-galactose), não devem tomar Neutrofer ® Fólico Comprimido, pois ele possui lactose em sua formulação.

Categoria de risco B: Não há riscos relatados com o uso em gestantes e lactantes, podendo ser usado com segurança. Recomenda-se não ultrapassar a posologia prescrita e não associar outros multivitamínicos durante a gravidez e amamentação.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.