Bula para paciente nizoral

NIZORAL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de NIZORAL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com NIZORAL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



COMPRIMIDOS
COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
Nizoral® Comprimidos é um medicamento a base de cetoconazol que você deve usar para o tratamento de infecções causadas por fungos ou leveduras.

POR QUE ESTE MEDICAMENTO FOI INDICADO?
Devido ao risco de toxicidade do fígado grave Nizoral® Comprimidos deve ser utilizado apenas se os benefícios potenciais forem considerados superiores aos potenciais riscos, considerando outras terapias antifúngicas eficazes.
Nizoral® Comprimidos é indicado para o tratamento de infecções na pele, cabelo e membrana mucosa, que não podem ser tratadas com a aplicação direta do medicamento na área infectada, infecção persistente na vagina, infecções na boca, garganta e estômago, intestino, outros órgãos internos ou vários órgãos ao mesmo tempo.
Infecções fúngicas sistêmicas: Nizoral® não penetra bem no SNC. Assim, meningites fúngicas não devem ser tratadas com cetoconazol oral.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Contraindicações
Você não deve tomar Nizoral® Comprimidos se você apresentar hipersensibilidade (alergia) ao cetoconazol ou aos excipientes da formulação.2
Não tome Nizoral® Comprimidos caso você tenha doença do fígado. Se você tiver dúvidas, consulte o seu médico.
Você não deve tomar certos medicamentos enquanto estiver tomando Nizoral®. Existem vários medicamentos que interagem com Nizoral® Comprimidos “ Interações Medicamentosas

Advertências
Informe o seu médico se você estiver tomando outros medicamentos, pois a ingestão ao mesmo tempo de Nizoral® com outros medicamentos pode ser prejudicial. Certifique-se de ter relatado sobre qualquer medicamento que esteja tomando, prescrito ou não por um médico, incluindo suplementos e produtos naturais.
Durante o tratamento com Nizoral® Comprimidos podem, algumas vezes, ocorrer distúrbios no fígado, até mesmo em tratamentos curtos. Entretanto, as chances disto acontecer são maiores se você usar Nizoral® Comprimidos por longos períodos, se você sabe que tem problemas no fígado ou de hipersensibilidade (alergia) a medicamentos. Você pode reconhecer os distúrbios do fígado através dos seguintes sintomas: urina escura, fezes esbranquiçadas, pele amarelada, dor abdominal, cansaço não usual e/ou febre. Nestes casos o tratamento com Nizoral® Comprimidos deve ser suspenso e seu médico imediatamente comunicado.
Antes de você iniciar o tratamento com Nizoral® Comprimidos, seu médico irá solicitar alguns exames de sangue para assegurar-se de que seu fígado está funcionando normalmente. Se o tratamento com Nizoral® Comprimidos se estender, seu médico solicitará exames de sangue regularmente para detectar problemas no fígado precocemente no sangue.
Casos muito raros de toxicidade do fígado grave, incluindo casos fatais ou que necessitaram de transplante de fígado, ocorreram com o uso de cetoconazol oral.
Alguns pacientes não apresentavam fator de risco para distúrbio do fígado. Há relatos de ocorrência nos primeiros meses de tratamento, incluindo alguns na primeira semana.
O acúmulo de doses do tratamento é considerado um fator de risco para toxicidade do fígado grave.
A função da glândula suprarrenal deve ser monitorada em pacientes com falta de função suprarrenal ou no limite da normalidade, além dos pacientes em períodos prolongados de estresse (grande cirurgia, tratamento intensivo) e em pacientes sob terapia prolongada que apresentem sinais e sintomas sugerindo falta da função suprarrenal.
Acidez gástrica diminuída: Quando a acidez gástrica está reduzida, a absorção de cetoconazol dos comprimidos de cetoconazol é reduzida. Em pacientes com acidez gástrica diminuída, seja por doença (por exemplo, pacientes com acloridria, ou seja, ausência de ácido clorídrico no suco gástrico) ou por medicação concomitante (por exemplo, pacientes fazendo uso de medicamentos que reduzem a acidez gástrica), é aconselhável a administração de Nizoral® Comprimidos com uma bebida ácida (tal como refrigerante de cola não dietético). A atividade antifúngica deve ser monitorada e a dose de cetoconazol aumentada, se necessário.

Efeito sobre a capacidade de dirigir veículos ou utilizar máquinas.
Apesar de não ter sido observado o efeito do Nizoral® Comprimidos sobre a habilidade de dirigir ou operar máquinas, você não deve exercer estas atividades se estiver com tontura ou tiver tomado bebidas alcoólicas.

Gravidez
Em caso de gravidez ou suspeita de gravidez, informe seu médico, pois ele irá decidir se você tomará Nizoral® Comprimidos.

Amamentação
Você não deve amamentar se estiver tomando Nizoral® Comprimidos, pois pequenas quantidades de Nizoral® podem estar presentes no leite materno.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do seu cirurgião-dentista.
Atenção: Este medicamento contém açúcar (amido), portanto, deve ser usado com cautela em portadores de Diabetes.

Interações Medicamentosas
Algumas pessoas sentem-se indispostas ao tomar bebidas alcoólicas durante o tratamento com Nizoral® Comprimidos. Portanto, você não deve tomar bebidas alcoólicas durante o tratamento com Nizoral® Comprimidos.
Deve haver quantidade suficiente de ácido no estômago para que Nizoral® Comprimidos seja absorvido de forma apropriada. Assim, medicamentos que neutralizam o ácido do estômago devem ser tomados pelo menos 1 hora antes de Nizoral® Comprimidos ou não devem ser tomados antes de duas horas após tomar Nizoral® Comprimidos. Pela mesma razão, se você usa medicamentos que inibem a produção de ácido do estômago, você deve tomar Nizoral® Comprimidos com refrigerante tipo cola.
Saliente ao seu médico quais medicamentos você está tomando atualmente. Em particular, alguns medicamentos você não deve tomar no mesmo período e para outros algumas mudanças são necessárias.

Medicamentos que você não deve tomar durante o tratamento com Nizoral® Comprimidos, tais como:
− certos medicamentos para alergia: terfenadina, astemizol e mizolastina;
− halofantrina, medicamento utilizado no tratamento da malária;
− certos medicamentos para tratar dor forte ou vício: levacetilmetadol (levometadil), metadona;
− cisaprida, um medicamento usado para certos problemas digestivos;
− domperidona, medicamento utilizado para náuseas, vômito e desconforto relacionado tanto à diminuição do esvaziamento do estômago como ao refluxo do ácido do estômago para o esôfago;
− certos medicamentos que diminuem o colesterol: sinvastatina e lovastatina;
− certas pílulas para dormir: midazolam oral e triazolam;
− certos medicamentos usados para distúrbios psicóticos: lurasidona, pimozida, sertindol;
− certos medicamentos usados para tratar irregularidades do batimento cardíaco: quinidina, disopiramida, dronedarona e dofetilida;
− certos medicamentos usados para o tratamento de angina (dor no peito em aperto) ou pressão sanguínea alta: bepridil, felodipina, eplerenona, lercanidipina, ivabradina, ranolazina e nisoldipino;
− medicamentos conhecidos como alcaloides de ergot: ergotamina ou diidroergotamina, usados para o tratamento de dores de cabeça do tipo enxaqueca;
− medicamentos conhecidos como alcaloides de ergot: ergometrina (ergonovina) ou metilergometrina (metilergonovina), usados no controle de sangramento e manutenção da contração uterina após o parto;
− irinotecano, um medicamento para tratamento de câncer;
− colchicina, um medicamento para tratar gota, quando usado em pacientes com insuficiência dos rins ou do fígado.

Espere pelo menos uma semana após o fim do tratamento com Nizoral® Comprimidos antes de tomar qualquer um destes medicamentos.

Medicamentos que podem diminuir a ação de Nizoral® Comprimidos, tais como:
− medicamentos utilizados para tratar epilepsia: carbamazepina, fenitoína;
− medicamentos para tratar tuberculose: rifampicina, rifabutina, isoniazida;
− medicamentos para tratar HIV/AIDS: efavirenz, nevirapina;

Portanto, você deve informar sempre seu médico se você estiver usando algum desses produtos, para que as medidas apropriadas sejam tomadas. Espere pelo menos 2 semanas após o fim do tratamento com esses medicamentos antes de tomar Nizoral® Comprimidos.

Medicamentos não recomendados, a menos que seu médico considere necessário, tais como:

− certos medicamentos usados no tratamento de câncer: dasatinibe, nilotinibe, trabectedina;
− rifabutina, um medicamento para tratar tuberculose;
− carbamazepina, um medicamento para tratar epilepsia;
− colchicina, um medicamento para tratar gota;
− everolimo, um medicamento administrado após transplante de órgão;
− fentanil, um opioide forte para tratar a dor;
− rivaroxaban, um medicamento que diminui a coagulação do sangue;
− salmeterol, um medicamento que melhora a respiração;
− tansulosina, um medicamento para tratar incontinência urinária masculina;
− vardenafila, um medicamento para tratar disfunção erétil.

Espere pelo menos 1 semana após o fim do tratamento com Nizoral® Comprimidos antes de iniciar esses medicamentos, a menos que o seu médico considere necessário tomá-los.

Medicamentos que podem exigir uma adaptação da dose ou do Nizoral® ou do(s) outro(s) medicamento(s), tais como:

− alguns medicamentos que agem no coração ou vasos sanguíneos (aliscireno, digoxina, nadolol, bloqueadores do canal de cálcio, incluindo verapamil e dihidropiridinas);
− medicamentos que diminuem a coagulação sanguínea: cumarinas, cilostazol;
− metilprednisolona, budesonida, ciclesonida, fluticasona ou dexametasona, medicamentos contra inflamação no corpo, asma e alergias, administrados por via oral, injetável ou inalatória;
− ciclosporina, tacrolimo, tensirolimo ou rapamicina (também conhecida como sirolimo) que são administrados, em geral, após um transplante de órgão;6
− certos medicamentos usados para o tratamento de HIV/AIDS: maraviroc e inibidores da protease indinavir, ritonavir, darunavir com reforço de ritonavir, fosamprenavir com reforço de ritonavir, saquinavir;
− certos medicamentos usados para o tratamento do câncer:, alcaloides da vinca, bussulfano, docetaxel, erlotinibe, ixabepilona, lapatinibe, trimetrexato, bortezomibe, imatinibe;
− certos medicamentos para ansiedade ou para dormir (tranquilizantes): buspirona, perospirona, ramelteon, midazolam IV, alprazolam, brotizolam;
− certos medicamentos para tratar disfunção erétil: sildenafila, tadalafila;
− ebastina, um medicamento para alergia;
− atorvastatina, um medicamento utilizado para diminuir o colesterol;
− reboxetina, um medicamento usado no tratamento da depressão;
− certos medicamentos fortes para dor: alfentanila, buprenorfina, oxicodona;
− eletriptano, um medicamento usado para enxaquecas;
− certos medicamentos para tratar diabetes: repaglinida, saxagliptina;
− certos medicamentos para controlar bexiga urinária irritada: fesoterodina, imidafenacina, solifenacina e tolterodina;
− aprepitante, um medicamento para tratar náusea e vômitos;
− praziquantel, um medicamento para tratar fasciolíase e teníase;
− cinacalcet, um medciamento para tratar e ativar a paratireoide;
− certos medicamentos para tratar níveis baixos de sódio no sangue: mozavaptana, tolvaptana;
− certos medicamentos para tratar psicose: aripiprazol, haloperidol, quetiapina, risperidona;
− alitretinoína (formulação oral), um medicamento para tratar eczema.

Se você estiver usando algum desses medicamentos, por favor discuta este assunto com seu médico.

Não há contraindicação relativa a faixas etárias, embora o uso documentado de Nizoral® Comprimidos em crianças com peso inferior a 15 kg seja limitado.
Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Aspecto Físico
Comprimidos circulares de cor branca.

Características Organolépticas
Não se aplica.

Dosagem
A dose e o tempo de tratamento com Nizoral® Comprimidos dependem do tipo de fungo e do local da infecção. Seu médico o informará exatamente o que você deve fazer. O período de tratamento pode variar de 5 dias a 12 meses.

Adultos
Adultos com Candidíase vaginal: dois comprimidos (400 mg) em uma só tomada diária, junto com refeição.

Adultos (todas as demais indicações): um comprimido (200 mg) ao dia, junto com uma refeição. Em infecções muito graves, ou quando a resposta clínica for insuficiente, dentro do prazo previsto, a dose de Nizoral® pode ser aumentada para 2 comprimidos (400 mg), sempre uma vez ao dia. De acordo com os resultados obtidos nos estudos realizados, a duração do tratamento, em média, tem-se revelado a seguinte:

− candidíase vaginal: 5 dias consecutivos;
− micose de pele: aproximadamente 4 semanas;
− micoses do couro cabeludo: 4 a 8 semanas;
− pitiríase versicolor: 10 dias;
− paracoccidioidomicose, histoplasmose e coccidioidomicose: a duração usual da terapia é de 6 meses;
− candidíase oral ou cutânea: 2 a 3 semanas.

Crianças:
Crianças que pesam mais que 30 kg geralmente necessitam de 1 comprimido ao dia.
Algumas vezes, essa dose pode ser aumentada para 2 comprimidos, de uma só vez, diariamente.
Crianças com peso entre 15 e 30 kg necessitam da metade de um comprimido (= 100 mg) por dia durante uma refeição.
Nizoral® Comprimidos não é recomendado para crianças com peso inferior a 15 Kg.

Para todas as indicações, o tratamento deve continuar sem interrupção até que parâmetros clínicos ou testes laboratoriais indiquem que a infecção pelo fungo tenha sido resolvida. O período inadequado de tratamento pode levar a nova infecção. Entretanto, o tratamento deve ser interrompido imediatamente e a função do fígado avaliada quando sinais e sintomas sugestivos de inflamação do fígado, tais como: falta de vontade de comer, enjoo, vômito, cansaço anormal, pele amarela (icterícia), dor de barriga ou urina escura ocorrerem.

Como Usar
Você deve tomar Nizoral® Comprimidos por via oral, durante uma das refeições diárias, com um pouco de líquido. Quando a acidez gástrica está reduzida, a absorção de cetoconazol dos comprimidos de cetoconazol é reduzida. Em pacientes com acidez gástrica diminuída, seja por doença (por exemplo, pacientes com acloridria, ou seja, ausência de ácido clorídrico no suco gástrico) ou por medicação concomitante (por exemplo, pacientes fazendo uso de medicamentos que reduzem a acidez gástrica), é aconselhável a administração de Nizoral® Comprimidos com uma bebida ácida (tal como refrigerante de cola não dietético). A atividade antifúngica deve ser monitorada e a dose de cetoconazol aumentada, se necessário.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.
Não use o medicamento com prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR?
Os seguintes efeitos indesejáveis foram relatados:

− Indigestão, náusea e vômito, diminuição do apetite, aumento do apetite, dor na barriga, constipação, diarreia, gases em excesso, boca seca, descoloração da língua e perda ou sensibilidade anormal do paladar podem ocorrer algumas vezes;
− Dor de cabeça, tontura, sonolência, fadiga, fraqueza, calafrios, febre, mal-estar, fogachos (ondas de calor), nervosismo, dificuldade para dormir, dores musculares, dores nas juntas, sensibilidade à luz forte, sensibilidade à luz solar, sensação de formigamento, aumento da pressão intracraniana também podem ocorrer;
− Diminuição no número de plaquetas, aumento nos níveis de gorduras no sangue, testes da função hepática (do fígado) anormais, intolerância ao álcool, sangramento pelo nariz, queda da pressão sanguínea ao se levantar, inchaço das mãos ou pés, inchaço das mamas, impotência masculina ou distúrbios menstruais também podem ocorrer;
− Perda de cabelo, inflamação, vermelhidão da pele e pele seca também podem ocorrer;
− Hipersensibilidade (alergia) ao Nizoral® também pode ocorrer. Pode ser identificado se você apresentar erupções na pele, urticária ou inchaço, coceira, erupções cutâneas com pequenas pústulas ou bolhas (pustulose exantematosa acuda generalizada), uma reação intensa na pele que se apresenta como erupções na pele, protuberâncias na pele com ou sem bolhas (eritema multiforme), ou reação alérgica intensa que inclui sensação de falta de ar ou inchaço no rosto (reação anafilática). Neste caso, pare de tomar o medicamento e procure seu médico. Se você tiver algum problema respiratório, procure auxílio médico imediatamente;
− A ocorrência de problemas no fígado é descrita como inflamação do fígado, danos no fígado. Falência hepática pode ocorrer muito raramente. Pode ocorrer se você toma Nizoral® Comprimidos por período prolongado. Os sintomas são: urina escura, fezes claras, pele amarelada, dor de barriga, cansaço anormal e/ou febre. Neste caso pare de tomar o medicamento e procure o seu médico imediatamente.
− Muito raramente, ocorre falta de função da glândula suprarrenal (uma pequena glândula próxima dos rins).

Não hesite em relatar qualquer outro efeito indesejável a seu médico ou farmacêutico.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA GRANDE QUANTIDADE DESTE MEDICAMENTO DE UMA SÓ VEZ?
Se você ingeriu acidentalmente uma quantidade maior de Nizoral® Comprimidos, entre em contato com o seu médico imediatamente. Ele decidirá quais são as medidas mais apropriadas no seu caso.

Informação ao médico em caso de superdosagem
Nos casos de superdosagem acidental, o tratamento consiste em medidas de suporte e sintomática. Durante a primeira hora de ingestão, carvão ativado pode ser administrado.

ONDE E COMO DEVO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Você deve conservar Nizoral® Comprimidos em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30°C), protegido da luz e da umidade.

Não use Nizoral® Comprimidos após a data de validade, mesmo que tenha sido conservado adequadamente.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
___________________________________________________________________________________________

CREME
COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
Nizoral® Creme é um medicamento que você deve usar para o tratamento de infecções na pele causadas por fungos ou leveduras.
O princípio ativo cetoconazol, possui potente atividade antimicótica (que combate a micose), agindo rapidamente no prurido proveniente de tais infecções.
O controle dos sintomas é observado progressivamente com o decorrer do tratamento.
Sinais claros de melhora aparecem, geralmente, após 4 semanas de uso.

POR QUE ESTE MEDICAMENTO FOI INDICADO?
Nizoral® Creme é indicado para micoses de pele, frieira e pano branco.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Contraindicações
Você não deve usar Nizoral® Creme em caso de maior sensibilidade (alergia) ao cetoconazol ou aos excipientes da formulação. Coceira e vermelhidão da pele após aplicação são os sintomas de maior sensibilidade.

Advertências
Gravidez e Amamentação
Não existem riscos conhecidos associados ao uso de Nizoral Creme durante a gravidez ou aleitamento, porém você deve informar ao s eu médico caso ocorra gravidez ou esteja amamentando durante o tratamento.

Precauções
Você não deve aplicar Nizoral® Creme nos olhos, porque este medicamento não é indicado para infecções nos olhos.

Interações Medicamentosas
Se você utiliza corticosteroide creme, loção ou pomada, pode-se iniciar o tratamento com Nizoral® Creme junto com este medicamento. A retirada do corticosteroide deve ser feita aos poucos, porque a pele pode apresentar reação de vermelhidão ou prurido. Para você continuar o tratamento com corticosteroide você deve usar o corticosteroide pela manhã e Nizoral® Creme à noite por uma semana. Após esse procedimento, você deve aplicar o corticosteroide pela manhã a cada 2 ou 3 dias e Nizoral® Creme todas as noites por 1 a 2 semanas. Então, pare de usar o corticosteroide e, se for necessário, use somente Nizoral® Creme. Consulte o seu médico em caso de dúvidas.
Não há contraindicação relativa a faixas etárias.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Informe ao médico o aparecimento de reações indesejáveis.
Informe ao seu médico se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Aspecto Físico
Nizoral® Creme é um creme de cor branca, livre de grumos e impurezas visíveis.

Características Organolépticas
Nizoral® Creme apresenta odor característico.

Modo de usar
Nizoral® creme deve ser aplicado nas áreas infectadas uma vez ao dia. O tratamento deve ser mantido por períodos adequados, estendendo-se por mais alguns dias após o desaparecimento dos sintomas e das lesões. Observam-se resultados favoráveis, após 4 semanas de tratamento, dependendo, obviamente, do tipo de micose, extensão e intensidade das lesões. Devem ser praticadas medidas gerais de higiene para auxiliar no controle de fatores de contaminação ou reinfecção.

Como Usar
Você deve abrir o tubo desrosqueando a tampa. Fure o tubo com a ponta que está na própria tampa. Após lavar e secar bem a pele infectada, você deve passar Nizoral® Creme delicadamente na pele com a ponta do dedo. Aplique na área infectada e ao redor dela. Lave as suas mãos com cuidado após aplicar o creme, pois isto evitará a transferência da doença para outras partes do seu corpo ou para outras pessoas. Mantenha roupas e toalhas de uso pessoal separadas, evitando contaminar seus familiares. Troque regularmente a roupa que está em contato com a pele infectada para evitar reinfecção.

Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica.
Não use o medicamento com prazo de validade vencido.
Antes de usar observe o aspecto do medicamento.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR?
As reações adversas que ocorreram para Nizoral® Creme foram: eritema e coceira no local de aplicação, sensação de queimadura na pele, sangramento, desconforto, secura, inflamação, irritação, parestesia (sensações anormais na pele) e irritação no local de aplicação, hipersensibilidade, erupção bolhosa, dermatite, erupção cutânea, esfoliação da pele, pele pegajosa e urticária.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA GRANDE QUANTIDADE DESTE MEDICAMENTO DE UMA SÓ VEZ?
Se você aplicar Nizoral® Creme mais vezes do que o recomendado pelo seu médico, pode ocorrer sensação de ardência, vermelhidão ou inchaço. Neste caso interrompa o uso de Nizoral® Creme. A ingestão acidental de Nizoral® Creme não é prejudicial à saúde, mas, se isso ocorrer, procure o seu médico.

ONDE E COMO DEVO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Nizoral® creme deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C).

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS
____________________________________________________________________________________________

XAMPU
COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
O cetoconazol, princípio ativo de Nizoral® Shampoo, age sobre fungos e leveduras causadores da pitiríase versicolor, dermatite seborreica e caspa, aliviando o prurido e a descamação.

POR QUE ESTE MEDICAMENTO FOI INDICADO?
Nizoral® Shampoo é indicado para caspa, dermatite seborreica (seborreia, oleosidade) e pitiríase versicolor (pano branco).

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Contraindicações
Você não deve usar Nizoral® Shampoo se apresentar sensibilidade conhecida a qualquer um dos componentes da formulação. Os sintomas da maior sensibilidade são a coceira e a vermelhidão da pele após a aplicação.

Advertências
A dermatite seborreica e a caspa estão frequentemente associadas com queda de cabelo.
Quando Nizoral® Shampoo é utilizado nestas condições, isto também pode ocorrer.

Gravidez e Amamentação
Apesar de Nizoral® Shampoo não ser absorvido pela pele, informe ao seu médico caso ocorra gravidez ou esteja amamentando.
Concentrações plasmáticas de cetoconazol não foram detectáveis após a administração tópica de Nizoral® Shampoo no couro cabeludo de mulheres que não estavam grávidas.
Níveis no sangue foram detectados após a administração tópica de Nizoral® Shampoo no corpo inteiro.
Não existem riscos conhecidos sobre o uso de Nizoral® Shampoo durante a gravidez ou amamentação.

Precauções
Evite o contato com os olhos, se isso ocorrer, enxágue os olhos com água.

Interações Medicamentosas
Se você estiver utilizando corticosteroide na forma de creme, loção ou pomada, pode iniciar o tratamento com Nizoral® Shampoo conjuntamente, mas deve-se observar que a retirada do corticosteroide deve ser feita passo a passo. Caso contrário a pele pode apresentar vermelhidão ou prurido.
Você deve fazer a interrupção da seguinte forma:

− aplicar as mesmas quantidades por 1 semana;
− fazer a retirada aos poucos do corticosteroide, durante o período de uma a duas semanas;
− em seguida, parar o tratamento com corticosteroide por completo.

Não há contraindicação relativa a faixas etárias.
Informe ao médico ou cirurgião-dentista se aparecerem reações indesejáveis.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Aspecto Físico
Nizoral® Shampoo é um líquido viscoso de coloração rosa.

Características Organolépticas
Nizoral® Shampoo apresenta aroma de ervas.

Dosagem
A frequência do uso de Nizoral® Shampoo irá depender do tipo de infecção e se o uso se destina à cura ou à prevenção da infecção.
Para tratar caspa e dermatite seborreica: você deve usar o shampoo 2 vezes por semana, por 2 a 4 semanas. Para prevenir o reaparecimento, usar o shampoo 1 vez por semana ou uma vez a cada 2 semanas.
Para tratar pitiríase versicolor: você deve usar o shampoo 1 vez ao dia durante 5 dias. Para prevenir o reaparecimento, você deve usar o shampoo todo ano antes do verão, uma vez ao dia por 3 dias seguidos.

Como Usar
Você deve aplicar Nizoral® Shampoo nas partes afetadas, e deixar agir por 3 a 5 minutos antes de enxaguar. Normalmente, a palma da mão cheia de xampu é o suficiente para uma lavagem. Tenha certeza de que aplicou o medica mento na pele e não somente no cabelo.
Evite que o produto entre em contato com os olhos, se isto ocorrer, lave os olhos com água.

Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica.
Não use o medicamento com prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR?
As reações adversas que ocorreram para Nizoral® Shampoo foram: irritação ocular, aumento de lacrimejamento, eritema, irritação, hipersensibilidade, coceira, pústulas e reações no local de aplicação, hipersensibilidade, foliculite, alteração do paladar, acne, queda de cabelo, dermatite de contato, pele seca, textura do cabelo anormal, erupção cutânea, sensação de pele queimando, doenças da pele, esfoliação da pele, angioedema, urticária e alterações na coloração do cabelo.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA GRANDE QUANTIDADE DESTE MEDICAMENTO DE UMA SÓ VEZ?
Não são esperadas reações com o uso tópico exacerbado do Nizoral® Shampoo. Em geral, não é séria a ingestão de Nizoral® Shampoo, se isto ocorrer, você deve procurar o seu médico.

ONDE E COMO DEVO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Mantenha o frasco bem fechado.
Conservar Nizoral® Shampoo em temperatura entre 15°C a 30°C. Proteger da luz.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.