Superdosagem novofer

NOVOFER com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de NOVOFER têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com NOVOFER devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Em recente estatística compilada pela AAPCC (American Association of Poison Control Centers’ Toxic
Exposure System), o uso de ferrocarbonila se relacionou com a ocorrência de sinais e sintomas de toxicidade substancialmente menos graves e com menor frequência do que outros sais de ferro. Na realidade, nunca houve relato de efeito colateral grave ou morte associado ao uso de ferrocarbonila.
No caso de superdose acidental, deve ser administrado um emético, o mais rápido possível, seguido de lavagem gástrica, se necessário. Recomenda-se a administração de antiácidos e bloqueadores de bomba de prótons, o que irá reduzir a absorção do ferro proveniente da ferrocarbonila. Podem ser empregados agentes quelantes de ferro e são preconizadas medidas gerais de suporte, visando combater desidratação, acidose e o choque. Quelantes de ferro, como a deferoxamina injetável, são recomendados nos casos de hipotensão, acidose metabólica e alteração do nível de consciência, em especial com níveis séricos de ferro acima de 500 mcg/mL. A infusão intravenosa de deferoxamina deve ser realizada na velocidade de 15-35 mg/Kg/hora por, no máximo, 24 horas.

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder.