Posologia de novonorm

NOVONORM com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de NOVONORM têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com NOVONORM devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A repaglinida é administrada por via oral, no período pré-prandial e titulada individualmente para otimizar o controle glicêmico. Além da auto-monitoração da glicemia e/ou glicose urinária, a glicemia do paciente deve ser monitorada periodicamente pelo médico para determinação da dose mínima efetiva.
Os níveis de hemoglobina glicada também são importantes na monitoração da resposta do paciente à terapia. É necessária uma monitoração periódica para detectar uma redução inadequada da glicose sanguínea na dose máxima recomendada (ou seja, falha primária) e para detectar a perda de resposta adequada na redução da glicemia após um período inicial de eficácia (ou seja, falha secundária).
A administração a curto prazo da repaglinida pode ser suficiente durante períodos de perda transitória do controle em pacientes com diabetes tipo 2, que normalmente são bem controlados com dieta.
As doses são tomadas geralmente 15 minutos antes da refeição, mas o tempo pode variar de imediatamente ou até 30 minutos antes da refeição (ou seja, período pré-prandial de 2, 3 ou 4 refeições por dia). Os pacientes que omitirem uma refeição (ou adicionarem uma refeição) devem ser instruídos a omitir (ou adicionar) uma dose para aquela refeição.
Dose inicial:
A dose deve ser determinada pelo médico, de acordo com a resposta da glicose sanguínea do paciente. A dose inicial recomendada é de 0,5 mg por refeição em pacientes que nunca foram tratados com hipoglicemiantes. Deve-se respeitar um intervalo de aproximadamente uma a duas semanas entre as etapas de titulação (conforme determinado pela resposta da glicemia). No caso de pacientes submetidos anteriormente a tratamento com outro hipoglicemiante oral, recomenda-se uma dose inicial de 1 mg por refeição.
Manutenção:
A dose única máxima recomendada é de 4 mg, administrada com as refeições. A dose diária máxima total não deve exceder 16 mg.
Pacientes submetidos anteriormente a tratamento com outros hipoglicemiantes orais:
Os pacientes podem ser transferidos diretamente de outros hipoglicemiantes orais para repaglinida. Entretanto, não existe relação exata de dose entre a repaglinida e outros hipoglicemiantes orais.
A dose inicial máxima recomendada para os pacientes transferidos para o tratamento com repaglinida é de 1 mg, administrada antes das refeições.
Terapia combinada:
A repaglinida pode ser administrada em combinação com metformina, quando a glicemia não for suficientemente controlada com metformina ou repaglinida isoladamente. A dose inicial de repaglinida é a mesma que a da monoterapia. A dose de cada medicamento deve ser ajustada de acordo com a resposta da glicemia.