Bula para paciente oxigen solução oral

OXIGEN SOLUÇÃO ORAL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de OXIGEN SOLUÇÃO ORAL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com OXIGEN SOLUÇÃO ORAL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Ação esperada do medicamento: OXI- GEN® (nimodipino) é um agente terapêutico cerebral antagonista do cálcio que atua nas células nervosas.

Cuidados de armazenamento: Conservar em temperatura ambiente (entre 15oC e 30oC) e protegido da luz.

Prazo de validade: Desde que sejam observados os cuidados de armazenamento, OXIGEN® (nimodipino) solução oral apresenta prazo de validade de 24 meses, a partir da data de sua fabricação. Não utilize o me- dicamento após o vencimento do prazo de validade.

Gravidez e lactação: O nimodipino somente poderá ser administrado durante a gravidez sob orientação médica. O uso de nimodipino está contraindicado no período de amamentação. Informar ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após seu término. Informe ao seu médico se estiver amamentando.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Cuidados de administração: Siga orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Este medicamento precipita quando em contato com água. Ao lavar o conta-gotas, seque- o perfeitamente.

Interrupção do tratamento: Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Reações adversas: Podem ocorrer os seguintes efeitos indesejáveis: dor de cabeça, rubor da face, sensação de calor, taquicardia, hipotensão, problemas gastrintestinais, tontura, fraqueza, inchaço das pernas.
Em alguns pacientes pode haver indícios de estimulo excessivo do cérebro, que se manifesta na forma de insônia, aumento da inquietude, excitação, agressividade, sudorese e, em alguns casos isolados, movimentos exagerados e descontrolados (hipercinesia) e depressão.
Constatou-se em alguns casos uma redução na contagem de plaquetas do sangue (trombocitopenia) e anemia.

Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.

Ingestão concomitante com outras substâncias: A ingestão do suco de toronja (grape fruit) com OXIGEN®(nimodipino) não é recomendada, pois pode aumentar o efeito do medicamento.
A administração de OXIGEN® (nimodipino) durante as refeições ou em horários próximos aos das refeições não é recomendada, pois pode diminuir o efeito do medicamento.

Contraindicações e precauções: OXIGEN® (nimodipino) é contraindicado para pessoas com conhecida hipersensibilidade ao nimodipino ou a qualquer outro componente da fórmula.
OXIGEN® (nimodipino) não deve ser utilizado por pessoas com insuficiência hepática. Cuidados especiais devem ser tomados em pacientes idosos com insuficiência renal e cardíaca e em pacientes hipotensos.
Nimodipino pode aumentar o efeito de outros medicamentos utilizados para tratamento da hipertensão e doenças cardíacas. Outros medicamentos, como, por exemplo, o antibiótico rifampicina, podem reduzir o efeito de OXIGEN®(nimodipino).
O uso anterior prolongado de medicamentos antiepiléticos do tipo indutor de enzima (feno- barbital, fenitoína, carbamazepina) reduz a concentração do nimodipino no sangue e consequentemente a sua eficácia. Por esse motivo, não se recomenda o uso de OXIGEN® (nimodipino) com estes medicamentos.
O uso concomitante com medicamentos antidepressivos, como a fluoxetina e a nortriptilina, e medicamentos como cimetidina e ácido valpróico podem aumentar a concentração de nimodipino no sangue.
Contraindicado na gravidez, amamentação, em crianças e adolescentes.
No período de tratamento com OXIGEN®(nimodipino), o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas pela ocorrência de tontura.
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO, PODE SER PE- RIGOSO PARA A SAÚDE.