Características farmacológicas panotil

PANOTIL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PANOTIL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PANOTIL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Panotil é composto de dois agentes antibacterianos de amplo espectro, associados a um corticosteroide e a um anestésico local.
A polimixina B e a neomicina possuem ação contra microrganismos Gram-positivos e Gram-negativos, inclusive PROTEUS e PSEUDOMONAS. A associação age sobre os microrganismos mais comumente responsáveis pelas várias formas de infecções otológicas, prevenindo a impetiginização de formas eczematosas, o desenvolvimento de infecções secundárias e de resistência bacteriana. Por outro lado, a polimixina B apresenta também ação antimicótica, evitando superinfecções micóticas.
A fludrocortisona é um corticosteroide de uso tópico que visa reduzir o processo inflamatório causado pela infecção.
A lidocaína é um anestésico local que tem a finalidade de aliviar a dor, sintoma frequente nas infecções do conduto auditivo. A peculiar viscosidade do veículo favorece a permanência do medicamento IN SITU e facilita a absorção dos princípios ativos. O pH ácido (aproximadamente 5) inibe o desenvolvimento de PSEUDOMONAS e micetos.