Bula para paciente pariet

PARIET com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PARIET têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PARIET devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Ação esperada do medicamento
Pariet* atua reduzindo a quantidade de ácido produzida pelo estômago, permitindo a cicatrização de úlceras e melhora da dor associada a estas condições. Pariet* pertence a uma classe de medicamentos chamada Inibidores da Bomba de Prótons. Em combinação com dois antibióticos apropriados (claritromicina e amoxicilina ou claritromicina e metronidazol), Pariet* é usado para erradicar a infecção por Helicobacter pylori (H. pylori) em pacientes com doença ulcerosa péptica e gastrite crônica. A erradicação da infecção por H. pylori permite a cicatrização da úlcera e evita sua recidiva em pacientes com úlceras associadas ao H. pylori.
Cuidados de armazenamento Pariet* 10 mg: Conservar em temperatura entre 15ºC e 25ºC, protegido da umidade. Pariet* 20 mg: Conservar em temperatura igual ou inferior a 25ºC. O produto não deve ser colocado na geladeira ou no congelador. Prazo de validade
Verifique na embalagem externa se o produto obedece ao prazo de validade. Não utilize o medicamento se o prazo de validade estiver vencido. Pode ser prejudicial à sua saúde. Pariet* 10 mg não deve ser usado após três meses da abertura da bolsa de alumínio.
Gravidez e lactação
Pariet* não deve ser utilizado durante a gravidez e a lactação. Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após seu término. Informar ao médico se está amamentando.
Cuidados de administração
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento com Pariet*. Você deve tomar Pariet* uma vez ao dia, de preferência antes do café da manhã. A dose usual é de um comprimido amarelo ou um comprimido rosa ao dia. Para o tratamento a longo prazo, seu médico irá prescrever um comprimido rosa ou amarelo ao dia, dependendo das suas necessidades pessoais. Para a erradicação da infecção por H.pylori, a dose recomendada é um comprimido amarelo (em combinação com dois antibióticos) duas vezes ao dia. O comprimido deve ser engolido inteiro e não deve ser mastigado nem triturado. Se você acidentalmente ingerir mais comprimidos do que a dose recomendada, consulte seu médico. Se você esquecer de tomar o comprimido, tome-o imediatamente ao se lembrar e então prossiga o tratamento como de costume. No entanto, se já estiver na hora de tomar o próximo comprimido, simplesmente desconsidere o comprimido que você esqueceu.
Interrupção do tratamento
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico. O alívio dos sintomas normalmente ocorre antes que a úlcera esteja completamente cicatrizada. Portanto, você deve continuar o tratamento durante o período prescrito pelo médico. Reações adversas
Informe seu médico sobre o aparecimento de reações desagradáveis. Em geral, Pariet* é bem tolerado. As reações adversas mais comuns são diarréia e dor de cabeça que, geralmente, desaparecem espontaneamente. Algumas vezes, dor abdominal, gases, fraqueza ou boca seca podem ocorrer. Se você experimentar desconforto excessivo, procure seu médico.
A hipersensibilidade ao Pariet* é rara e pode ser reconhecida por erupção cutânea, prurido, respiração curta e/ou rosto inchado. Se você apresentar qualquer destes sintomas, interrompa o tratamento com Pariet* e procure o médico. Raramente, pode ocorrer redução de glóbulos brancos e/ou plaquetas sangüíneas. Assim, caso você apresente hematomas inexplicados, procure imediatamente o médico.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Ingestão concomitante com outras substâncias Pariet* pode alterar o efeito de certos medicamentos, por exemplo: – cetoconazol, um medicamento para infecções fúngicas; – digoxina, um medicamento para certas doenças cardíacas. Informe seu médico se estiver tomando qualquer outro medicamento. Seu médico irá informá-lo quais medicamentos você pode tomar durante o tratamento com Pariet*. Contra-indicações Pariet* não deve ser utilizado se você já tiver apresentado reação alérgica ao rabeprazol, aos benzimidazóis substituídos ou a qualquer dos componentes do produto. Pariet* não deve ser utilizado durante a gravidez e a lactação.
Precauções
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento. Pariet* pode alterar o efeito de certas drogas, como por exemplo, cetoconazol, um medicamento para infecções por fungo, e digoxina, um medicamento para certas doenças do coração. Informe seu médico se você apresentar alguma doença do fígado. Pariet* não deve ser administrado em crianças. Não é provável que Pariet* afete sua habilidade de dirigir ou operar máquinas. No entanto, se você se sentir sonolento, evite dirigir ou operar máquinas.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.