Características farmacológicas pasalix

PASALIX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PASALIX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PASALIX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Pasalix é constituído por extratos de três plantas medicinais tradicionalmente usadas de forma isolada:

Passiflora incarnata
Princípios ativos: Passiflora incarnata L é uma planta herbácea, cujos constituintes do extrato são:
-flavonoides: apigenina, luteolina, quercetina, crisina, kaempferol, isovitexina, orientina, dentre outros;
-alcaloides: harmana, harmol, harmina, harmalol e harmalina;
-miscelânea: glicosídeos cianogênicos, oxicumarina, maltol e etilmaltol, óleo essencial, ginecardine e 21 aminoácidos.
Ações no SNC: Atua eficazmente na insônia e na hiperexcitabilidade nervosa induzindo ao sono próximo do fisiológico. O despertar após o uso da P. incarnata L. é rápido e completo.
Ações no Sistema Nervoso Parassimpático: tem uma ação anticolinérgica, bloqueando os efeitos da pilocarpina sobre a musculatura lisa intestinal. Esta ação atropínica pode aumentar a capacidade vesical e retardar o reflexo de micção. Além disso, este bloqueio muscarínico pode ser útil na proteção da broncoconstrição de origem colinérgica.

Crataegus oxyacantha
Princípios ativos: Crataegus Oxyacantha L. é um arbusto nativo da Europa, cujos constituintes são (Rigelsky 2002): flavonoides (hiperoside, quercetin, quercitrin, hiperine); aminas biogênicas; derivados terpênicos; histamina; tanino; vitamina C.
Ações no sistema nervoso simpático: ação simpatolítica que, dependendo da dose administrada, pode produzir um efeito comparável a uma simpatectomia. Tem ação vasodilatadora direta, pois este efeito se manifesta mesmo quando o vago está bloqueado. A ação simpatolítica pode influenciar a motilidade intestinal produzindo um aumento do número de evacuações, favorecendo algumas vezes o aparecimento de fezes líquidas.
Efeitos Cardiovasculares: tem ação cronotrópica e dromotrópica negativa nas fibras musculares cardíacas. Tem, portanto, uma ação bradicardizante e coronário-dilatadora, podendo melhorar o rendimento cardíaco.
Efeito no Fluxo Plasmático Renal: produz uma diminuição do fluxo plasmático renal, o que pode acarretar uma baixa taxa de filtração glomerular, reduzindo o volume urinário final, favorecendo a retenção líquida poucas horas após sua administração.
Efeitos no SNC: tem ação sedativa sobre o SNC, o que auxilia o controle da hipertensão associada a componentes emocionais importantes.

Salix alba
Princípios ativos: Salix alba L., também conhecido como salgueiro branco, apresenta como constituintes: flavanoides; taninos e salicilatos. A salicina e a saligenina possuem identidade química incontestável com o ácido salicílico. Ações periféricas: tem ação analgésica, antipirética e anti-inflamatória.
Ações no SNC: permite um controle da hiperexcitabilidade nervosa.
Ações antiespasmódicas: é útil no tratamento das cólicas, principalmente daquelas que se originam por uma liberação de prostaglandinas, como ocorre nas dismenorreias.