Bula para paciente pentasa

PENTASA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PENTASA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PENTASA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Como este medicamento funciona?
Pentasa® tem como ingrediente ativo a mesalazina que atua na parede intestinal do aparelho digestivo como um antiinflamatório local.
Por que este medicamento foi indicado?
Pentasa® age nos sintomas das doenças inflamatórias intestinais crônicas, tais como, Retocolite Ulcerativa (inflamação crônica das camadas mais superficiais, que revestem o intestino grosso e reto, onde pode provocar lesões nas áreas afetadas) e Doença de Crohn (inflamação crônica das camadas que revestem uma ou mais partes do tubo digestivo, desde a boca, esôfago, estômago, intestinos delgado e grosso até o reto e ânus, onde pode provocar lesões nas áreas afetadas). A atividade terapêutica da mesalazina depende do contato local da mesalazina com a área inflamada da mucosa intestinal.
A mesalazina é continuamente liberada nas formas orais a partir do microgrânulo de liberação prolongada (Pentasa® Comprimido) no trato gastrintestinal em quaisquer condições de pH intestinais. Os microgrânulos entram no duodeno dentro do período de uma hora após a administração, independentemente da administração de alimentos. O tempo médio do trânsito intestinal em voluntários saudáveis é de aproximadamente 3 a 4 horas. O tempo para que ocorra o efeito é individual, uma vez que, o movimento peristáltico intestinal varia de indivíduo para indivíduo. Além disso, o tempo para que ocorra o efeito será dependente da localização da doença. Quanto mais proximal a localização da doença, mais rápido o efeito e vice-versa. Portanto, o efeito pode ser esperado no período entre 2 e 5 horas.
Quando não devo usar este medicamento?
Contraindicações
Pentasa® Comprimido não deve ser utilizado caso a resposta para alguma das perguntas a seguir for “SIM”: – Você possui hipersensibilidade (reação alérgica) aos salicilatos (por exemplo: ácido acetil salicílico – AAS)? – Você possui hipersensibilidade (reação alérgica) a qualquer componente da formulação? – Você possui doença renal ou hepática séria?
Precauções e advertências
A maioria dos pacientes que são intolerantes à sulfassalazina podem utilizar Pentasa® sem risco de reações similares. No entanto, pacientes alérgicos à sulfassalazina devem ter cautela ao utilizar o Pentasa®. O produto deve ser utilizado com cautela em pacientes com função hepática e renal prejudicada. Durante a utilização do produto, pacientes com prejuízo da função renal, devem fazer exames periódicos (por exemplo, avaliações de creatininemia), especialmente durante a fase inicial do tratamento. Reações de hipersensibilidade cardíaca induzidas por mesalazina (mio e pericardites) e discrasias sanguíneas sérias têm sido raramente relatadas com mesalazina. O tratamento deve ser descontinuado caso haja suspeita ou evidências destas reações adversas.
Ingestão concomitante com outras substâncias
Demonstrou-se, por diversos estudos, que a terapia combinada de Pentasa® com azatioprina (substância medicamentosa) ou 6-mercaptopurina (substância medicamentosa) mostra maios frequência de leucopenia (diminuição dos glóbulos brancos), portanto parece que existe uma interação. No entanto, o mecanismo que leva a interação não está completamente estabelecido. Recomenda-se o monitoramento regular, através de exames de sangue, para verificar a quantidade de glóbulos brancos sanguíneos e o regime de uso das tiopurinas deve ser ajustado de forma adequada.
Uso em crianças
As crianças devem ser tratadas sob supervisão e orientação contínua de um médico especialista.
Gravidez e lactação
Pentasa® deve ser utilizado com cautela durante a gravidez e a lactação, portanto o médico deve pesar o risco/benefício da utilização do produto.
Efeito na capacidade de dirigir e operar máquinas
O tratamento com Pentasa® não parece ter efeito na capacidade de dirigir e/ou operar máquinas.
Interrupção do tratamento
Sérias alterações nos componentes sanguíneos e inflamações do miocárdio (músculo do coração) e seu envoltório (pericárdio) são observadas em casos raros. No caso de suspeita destas reações adversas seu médico deve ser contatado e o tratamento descontinuado. Os sintomas podem ser sangramento, hematomas, garganta inflamada e febre ou, em caso de inflamação do músculo cardíaco e do seu envoltório, febre e dores no peito acompanhadas por respiração ofegante.

“ESTE MEDICAMENTO NÃO DEVER SER UTILIZADO POR MULHERES GRÁVIDAS SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA OU DO CIRURGIÃO-DENTISTA”. “ESTE MEDICAMENTO É CONTRAINDICADO NA FAIXA ETÁRIA ABAIXO DE 2 ANOS”. “INFORME AO SEU MÉDICO OU CIRURGIÃO-DENTISTA O APARECIMENTO DE REAÇÕES INDESEJÁVEIS”. “INFORME AO SEU MÉDICO OU CIRURGIÃO-DENTISTA SE VOCÊ ESTÁ FAZENDO USO DE ALGUM OUTRO MEDICAMENTO”. “NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO À SUA SAÚDE”.
Como devo usar este medicamento?
Aspecto físico
Branco-acinzentados a marrom claro, redondos e com manchas. Em um lado gravado “500 mg” e no outro lado “Pentasa” Características organolépticas (propriedades que impressionam os sentidos e o organismo) Vide Aspecto físico. Como usar PENTASA® COMPRIMIDO NÃO DEVE SER MASTIGADO. Após a abertura do blister, a administração do comprimido deve ser imediata. Para facilitar a administração, os comprimidos podem ser divididos ou dissolvidos em cerca de 50 ml de água ou suco, imediatamente, antes da administração. A coloração do comprimido não é uniforme, podendo variar de branco acinzentado até marrom claro sem afetar a eficácia do produto.
Posologia (Siga corretamente a orientação do médico)
– Retocolite Ulcerativa
– Adultos Tratamento agudo: Dose individual de até 4 gramas divididas ao longo do dia. Tratamento de manutenção: Dose inicial recomendada de 2 g uma vez ao dia.
– Retocolite ulcerativa
– Crianças com mais de dois anos de idade: Tratamento agudo e de manutenção: Dose individual recomendada de 20 a 30 mg/kg de peso corpóreo ao dia, em doses divididas
– Doença de Crohn – Adultos: Tratamento agudo e de manutenção: dosagem individual de até 4 g ao dia, em doses divididas.
– Doença de Crohn
– Crianças com mais de dois anos de idade: Tratamento agudo e de manutenção: Dose individual recomendada de 20 a 30 mg/kg de peso corpóreo ao dia, em doses divididas.
No caso de esquecimento da dose do medicamento:
Fazer uso do medicamento imediatamente após o momento em que se deu conta do esquecimento. A próxima dose deve ser administrada no horário usual, entretanto o intervalo entre as duas doses deve ser, no mínimo, de 3 horas.

“SIGA A ORIENTAÇÃO DE SEU MÉDICO, RESPEITANDO SEMPRE OS HORÁRIOS, AS DOSES E A DURAÇÃO DO TRATAMENTO”. “NÃO INTERROMPA O TRATAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO”. “NÃO USE O MEDICAMENTO COM O PRAZO DE VALIDADE VENCIDO. ANTES DE USAR OBSERVE O ASPECTO DO MEDICAMENTO”.

“ESTE MEDICAMENTO NÃO PODE SER MASTIGADO”.
Quais os males que este medicamento pode causar?
Reações adversas Pentasa® é geralmente bem tolerado. As mais frequentes reações adversas vistas nos estudos clínicos são diarreia, náusea, dor abdominal, dor de cabeça, vômitos e eczema. Reações de hipersensibilidade e febre podem ocorrer ocasionalmente. Dores musculares e nas articulações, queda temporária de cabelos, respiração ofegante, influência sobre as funções dos rins e do fígado, levando a descoloração da urina, inflamação do músculo cardíaco e do seu envoltório e do pâncreas bem como mudanças na composição sanguínea são raramente observadas. Informe ao seu médico a ocorrência de qualquer efeito desagradável.

O que fazer se alguém usar uma grande quantidade deste medicamento de uma só vez?
No caso de reações adversas intensas, suspender o uso do produto e imediatamente contatar o seu médico. A experiência de superdosagem com a mesalazina é muito limitada e existem poucos casos relatados com Pentasa®. Devido a formulação oral e a biodisponibilidade sistêmica baixa da mesalazina, a intoxicação não é esperada até mesmo com altas doses. Em caso de superdosagem as seguintes reações adversas podem ser esperadas: zumbidos, tonturas, dor de cabeça, confusão mental, sonolência, transpiração em excesso, hiperventilação (respiração mais rápida e mais profunda do que o normal), vômito e diarreia. Neste caso, o tratamento a ser adotado pelo médico deverá ser o seguinte: Em caso de acidose (diminuição do pH de todo o organismo) ou alcalose (aumento do pH de todo o organismo): restabelecer o balanço ácido/base e reposição eletrolítica. Em caso de desidratação: ingerir líquidos. Em caso de hipoglicemia (baixo nível de glicose no sangue): ingerir glicose. Além disso, lavagem estomacal e infusão intravenosa de eletrólitos para aumentar a diurese (excreção de urina). Antídotos não são conhecidos.
Onde e como devo guardar este medicamento?
O medicamento deve ser mantido à temperatura ambiente (temperatura entre 15°C e 30ºC) e em sua embalagem original, ao abrigo da luz. Pentasa® Comprimido, conservado como descrito acima possui a validade de 2 anos a partir da data de fabricação. Verifique o prazo de validade impresso na embalagem.

“TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DE CRIANÇAS”.