Resultados de eficácia periodontil

PERIODONTIL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PERIODONTIL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PERIODONTIL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Rotzetter et al. estudaram em 12 voluntários sadios a farmacocinética da associação espiramicina + metronidazol no fluido gengival saliva e sangue e demonstrou que a concentração no fluido gengival da associação espiramicina + metronidazol apresentou níveis mais que suficientes para inibir o crescimento de bactérias periodontopáticas, além do que essa concentração elevada persiste por um longo periodo de tempo, o que sugere um elevado potencial deste composto no tratamento de casos graves de periodontite. (ROTZETTER, 1994)
Quee et al. demonstraram a eficácia da associação espiramicina + metronidazol em um estudo clínicoduplo-cego, paralelo, placebo controlado onde 56 pacientes com periodontite avançada foram tratados com a associação proposta ou placebo por 2 semanas. O grupo tratado com a associação espiramicina + metronidazol demonstrou melhora clínica significativa no parâmetro avaliado e redução na proporção de espiroquetas após 14 dias de tratamento em relação ao grupo placebo. (QUEE, 1987).
Sixou et al. avaliaram a flora pericoronal do 3º. molar e identificaram que há um predomínio de bactérias anaeróbias, sendo que a associação espiramicina + metronidazol mostrou-se efetiva contra essa bactérias. (SIXOU, 2003).
Franchini et al. avaliaram o uso da associação espiramicina + metronidazol na prática clínica com pacientes apresentando infecção bucodental. Tanto os casos de gengivites, periodontites e abcessos periapicais responderam bem à administração da associação por 5 dias. (FRANCHINI, 1985).