Bula para paciente pharmaton

PHARMATON com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PHARMATON têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PHARMATON devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
PHARMATON é indicado para tratamento de casos de esgotamento (causados pelo estresse), fadiga, sensação de fraqueza e diminuição da concentração, melhorando o desempenho físico e mental.
PHARMATON é indicado também em casos de nutrição mal balanceada ou deficiente, causados pela idade avançada, hábitos alimentares, perda de apetite, anorexia, debilidade decorrente de doenças crônicas ou agudas, incluindo cirurgia e período de recuperação.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
PHARMATON é uma formulação suíça com eficácia cientificamente comprovada, que contém o extrato padronizado de Ginseng G115, vitaminas, minerais e oligoelementos. Trata-se de uma associação bem equilibrada, que proporciona um efeito tônico-estimulante. PHARMATON, portanto, restaura a vitalidade, melhora o rendimento físico e mental e suplementa o organismo com substâncias indispensáveis ao seu bom desempenho.
Como PHARMATON é constituído por uma combinação de vitaminas, minerais, oligoelementos e extrato padronizado de Ginseng G115, não é possível determinar o tempo exato para seu início de ação e duração de seu efeito.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Você não deve tomar PHARMATON se tiver alergia conhecida a algum dos componentes do produto; problemas de metabolismo do cálcio (por exemplo, aumento da quantidade de cálcio no sangue ou na urina), em casos de excesso de vitamina A ou D no organismo; mau funcionamento dos rins. Você não deve usar PHARMATON durante tratamentos com retinoides (usado no tratamento de acne) ou vitamina D, e em caso de intolerância à galactose (contém lactose).
PHARMATON é contraindicado em pacientes com histórico de alergia à soja ou ao amendoim.

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
PHARMATON contém 52 mg de lactose por dose máxima diária recomendada. Se você tem uma rara condição hereditária de intolerância à galactose, por exemplo, a galactosemia, não deve tomar este medicamento. Informação para diabéticos: PHARMATON contem 308 mg de carboidratos por cápsula.
PHARMATON não promove ganho de peso.
PHARMATON não é indicado para crianças menores de 12 anos.
Não foram realizados estudos sobre os efeitos na capacidade de dirigir e operar máquinas.

Fertilidade, Gravidez e Amamentação
PHARMATON contém, entre outros ingredientes, as vitaminas A e D em quantidades correspondentes ou levemente superiores à necessidade diária. Contudo, não há evidências de que PHARMATON represente risco para o feto durante a gravidez usado na dose recomendada. O médico deve avaliar os riscos e benefícios antes da administração de PHARMATON durante a gravidez e amamentação.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou cirurgião- dentista.

Interações Medicamentosas
O uso de ginseng associado com anticoagulantes (medicamentos para afinar o sangue), pode reduzir os efeitos do medicamento oral anticoagulante (por exemplo a varfarina) Pacientes em tratamento com anticoagulantes devem consultar o médico antes de usar PHARMATON.
Pacientes em tratamento com antibióticos de tetraciclina (como tetraciclina, doxiciclina e minociclina), vitamina B6 e L-dopa (levodopa) devem consultar o médico antes de usar PHARMATON.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Mantenha em temperaturas abaixo de 25 ºC, protegido da luz e umidade.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

As cápsulas de PHARMATON são marrom-escuras, alongadas, lisas e brilhantes, com um fraco odor característico. Em seu interior apresenta uma pasta oleosa amarela.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Você deve ingerir as cápsulas inteiras com ou pouco de líquido.
A dose recomendada nas duas ou três semanas iniciais é de uma a duas cápsulas ao dia, uma após o café da manhã e a outra após o almoço.
Após o período inicial passar para uma cápsula ao dia após o café da manhã. Não há recomendações de doses especiais para uso em idosos.
Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Continue tomando as próximas doses regularmente no horário habitual. Não duplique a dose na próxima tomada.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou de cirurgião-dentista.

8.QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
– Reações comuns: cefaleia (dor de cabeça), náusea (enjoo), vômito.
– Reações incomuns: diarreia.
– Reações com frequência desconhecida: tontura, dor de estômago, hipersensibilidade (reações alérgicas), rash (manchas vermelhas na pele), (coceira).

Atenção: este produto é um medicamento que possui nova associação no país e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis, mesmo que indicado e utilizado corretamente, podem ocorrer eventos adversos imprevisíveis ou desconhecidos. Nesse caso, informe seu médico.

9.O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
Em caso de dose excessiva, os principais sintomas de toxicidade são causados pelas vitaminas A e D. A administração diária prolongada de cerca de 37 cápsulas para a vitamina A e 10 cápsulas para a vitamina D, pode causar sintomas como vômitos, dor de cabeça, sonolência e diarreia. Sintomas agudos (com início logo após a ingestão) são observados com doses ainda mais elevadas. De um modo geral, a quantidade diária total de ferro e zinco ingeridas não deve exceder 15 mg por ambos os oligoelementos.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.