Características farmacológicas pharmaton

PHARMATON com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PHARMATON têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PHARMATON devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Farmacodinâmica
PHARMATON contém além do extrato padronizado de Ginseng G115, vitaminas, minerais e oligoelementos em quantidades adaptadas às necessidades diárias do organismo.
O extrato padronizado de Ginseng G115 aumenta o nível geral da atividade celular, o que se evidencia pelo aumento acentuado da capacidade mental e física. Em experimentos animais, verificou-se diminuição da concentração de ácido láctico nos músculos durante exercícios físicos, após o tratamento. Também observaram-se aumento das quantidades de dopamina e noradrenalina e redução da quantidade de serotonina no cérebro. Demonstrou-se em estudos clínicos que o extrato padronizado de Ginseng G115 aumenta a capacidade de absorção de oxigênio.
As vitaminas, os minerais e os oligoelementos corrigem e previnem as repercussões danosas sobre o metabolismo celular nas situações de demanda aumentada. Um baixo suprimento de vitaminas, minerais e oligoelementos pode causar distúrbios como debilidade, cansaço, diminuição da vitalidade, resistência reduzida e convalescença prolongada.
As vitaminas do complexo B são necessárias para as funções metabólicas normais.
Como PHARMATON é constituído por uma combinação de vitaminas, minerais, oligoelementos e extrato padronizado de Ginseng G115, não é possível determinar o tempo exato para seu início de ação e duração de seu efeito.
Em vários estudos clínicos com pessoas jovens, de meia-idade e idosas observou-se um aumento nas condições físicas e/ou mentais após a administração de PHARMATON.
Comprovou-se por meio de estudos clínicos a influência positiva do produto na convalescença, caracterizada por melhora nas condições físicas e mentais, bem como um aumento das condições gerais e psicofísicas reduzidas pelo avanço da idade.

Farmacocinética
Como o extrato padronizado de Panax ginseng G115 é um extrato complexo quem contém mais de 200 diferentes substâncias identificadas, é muito difícil a realização de estudos farmacocinéticos. Apesar disto foram realizados estudos farmacocinéticos de ginsenosídeos individuais purificados em diversas espécies em animais.
Utilizando o ginsenosídeo Rg1 marcado com 14C, originado do extrato de Panax ginseng G115, foi determinada em camundongos uma biodisponibilidade de 30%.
Com aplicação intra-peritonial, dependendo da espécie de animal testada e do tipo de ginsenosídeo, foram medidas meias-vidas de 27 minutos (ginsenosídeo Rg1) a 14,5 horas (ginsenosídeo Rb1).
Como o extrato padronizado de Panax ginseng G115 é um extrato complexo, não foram realizados estudos farmacocinéticos com PHARMATON.