Bula para paciente pratiprazol

PRATIPRAZOL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PRATIPRAZOL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PRATIPRAZOL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
O pratiprazol possui como princípio ativo omeprazol, que inibe uma enzima localizada na parede do estômago acarretando na diminuição da produção do ácido no estômago. Este medicamento apresenta ação máxima após alguns dias de tratamento.

PORQUE ESTE MEDICAMENTO FOI INDICADO?
O pratiprazol cápsula é indicado no tratamento de úlceras pépticas benignas, gástricas ou duodenais; esofagite de refluxo; síndrome de Zollinger-Ellison (hiperacidez gástrica).

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
O pratiprazol cápsula não deve ser utilizado por pacientes que apresentam hipersensibilidade ao omeprazol ou a qualquer componente da fórmula. O pratiprazol cápsula deve ser utilizado somente sob orientação médica. Você não deve utilizar este medicamento durante a gravidez e a amamentação, exceto sob orientação médica nos casos em que os benefícios do tratamento para a paciente superam os riscos potenciais para o feto ou para o lactente.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se ocorrer gravidez durante ou após o término do tratamento ou se for amamentar durante o uso deste medicamento.
Este medicamento pode ser utilizado durante a gravidez desde que sob prescrição médica ou do cirurgião-dentista.

Atenção diabéticos: contém açúcar.

O pratiprazol cápsula deve ser utilizado com supervisão adequada em pacientes com insuficiência hepática ou renal. Deve-se afastar a possibilidade de malignidade da úlcera gástrica antes do início do tratamento, uma vez que o uso do pratiprazol (omeprazol) pode aliviar os sintomas e retardar o diagnóstico da doença. Medicamentos metabolizados por oxidação hepática como o diazepam, fenitoína e varfarina podem ter sua eliminação retardada pelo pratiprazol (omeprazol). As dosagens destes medicamentos devem ser ajustadas adequadamente. Além disso, deve-se observar as possíveis interações com a teofilina.
Não foi observada interação do propranolol com o pratiprazol (omeprazol).
Não houve interações na administração concomitante de pratiprazol (omeprazol) com antiácidos e alimentos.
Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis.
Informe ao médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Este medicamento apresenta-se como cápsula gelatinosa dura, de coloração azul e branca.
A dose oral do pratiprazol cápsula para adultos é de 20 mg (uma vez ao dia). O tempo de tratamento deve seguir orientação médica segundo o esquema abaixo:
Úlceras duodenais — 20 mg por dia, durante 2 a 4 semanas.
Úlceras gástricas e esofagite de refluxo — 20 mg por dia, durante 4 a 8 semanas.
Prevenção de úlceras duodenais e esofagite de refluxo — 10 mg ou 20 mg por dia antes do café da manhã. Esofagite de refluxo para crianças com idade superior a 1 ano — 10 mg até 40 mg por dia. Caso a criança tenha dificuldade de engolir, as cápsulas podem ser abertas e o seu conteúdo pode ser misturado com líquido e ingerido imediatamente.
Síndrome de Zollinger-Ellison — a dosagem deve ser individualizada de maneira a se administrar a menor dose eficaz. A posologia inicial é normalmente 60 mg em dose única. Doses superiores a 80 mg/dia devem ser administradas em 2 vezes.
O pratiprazol cápsula deve ser administrado por via oral, normalmente antes do café da manhã.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.
Este medicamento não pode ser partido ou mastigado.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR?
As reações adversas com pratiprazol cápsula não são frequentes e quando aparecem, são leves e desaparecem com a interrupção do tratamento. Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como: dor de cabeça, cansaço, diarreia, dor muscular, gastroenterite, reações alérgicas (raramente anafilaxia) e púrpura ou petéquia.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA GRANDE QUANTIDADE DESTE MEDICAMENTO DE UMA SÓ VEZ?
A administração de até 160 mg é bem tolerada. No caso de ingestão acidental, o tratamento é sintomático, não havendo nenhuma recomendação terapêutica específica.

ONDE E COMO DEVO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Este medicamento deve ser guardado na sua embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC), em lugar seco e ao abrigo da luz (evite armazená-lo no banheiro). Nestas condições o prazo de validade do pratiprazol cápsula é de 18 meses a contar da data de fabricação.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.