Características farmacológicas prevax

PREVAX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PREVAX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PREVAX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Farmacocinética Absorção e distribuição
O folinato de cálcio é rápida e extensivamente convertido a outros deriva- dos do ácido tetra-hidrofólico, incluindo o 5-metil-tetra-hidrofolato, que é a forma principal de transporte e armazenamento do folato no organismo. Após administração oral, o folinato de cálcio é rapidamente absorvido e entra no conjunto dos folatos reduzidos do organismo. O início da ação ocorre dentro de 20 a 30 minutos. O pico médio de concentração sérica de todas as formas reduzidas de folato é de 393 ng/mL (variação entre 160-550). O tempo médio de pico sérico foi de 2,3 horas. O pico médio de concentração sérica de 5-metil-tetra-hidrofolato, o principal metabólito ativo foi de 367 ng/mL em 2,4 horas. O nível sérico de pico do isômero D foi de 51 ng/mL em 1,2 horas. A área sob a curva da con- centração pelo tempo (AUC – area under the curve) de todas as formas reduzidas de folato após a administração oral de 25 mg foi de 92% da AUC após a administração intravenosa.
A absorção oral de folinato de cálcio é saturável em doses superiores a 25 mg. A biodisponibilidade aparente do folinato de cálcio é de 97% para 25 mg, de 75% para 50 mg e 37% para 100 mg.
O ácido tetra-hidrofólico e seus derivados são distribuídos por todos os tecidos do organismo. O volume de distribuição do folinato de cálcio é de 3,2 L/Kg. O fígado contém em torno de metade das reservas totais de folatos do organismo. Eles também atravessam a barreira hemato- encefálica em quantidades moderadas. Aproximadamente 35-45% do folinato de cálcio absorvido apresenta-se ligado a proteínas

Metabolismo
O folinato de cálcio é metabolizado pela rota hepática principalmente em 5-metil tetrahidrofolato (ativo). Após administração oral, ele é substancial- mente (mais que 90%) e rapidamente (dentro de 30 minutos) metabolizado. Nas composições racêmicas de folinato de cálcio, o isômero L é rápida e extensivamente convertido a metabólitos intermediários ativos do folato (5,10-metiltetrahidrofolato e 5,10-metilenotetrahidrofolato) e a N-5-me- tiltetrahidrofolato, o principal metabólito ativo, convertido no fígado e na mucosa intestinal. O l-5 metiltetrahidrofolato, por sua vez, pode ser meta- bolizado por outras vias retrógradas a 5,10-metilenotetrahidrofolato, que é convertido a 5-metiltetrahidrofolato por uma redução irreversível catalizada por enzima, usando os cofatores FADH2 e NADPH. O isômero D não é metabolizado e não possui atividade biológica intrínseca. O folinato de cálcio não necessita da enzima diidrofolato redutase para produzir formas reduzidas de folatos. O folinato de cálcio é convertido em outro metabólito reduzido do folato: o 5,10-metilenotetrahidrofolato redutase, que age estabilizando a ligação do ácido fluorodeoxiridílico à timidilato sintase, auxiliando na inibição dessa enzima.

Meia-vida
A meia-vida biológica das formas reduzidas de folatos é de 3,5 horas após a administração oral de 15 mg de folinato de cálcio e de 5,7 horas após a administração oral de 25 mg de folinato de cálcio. A duração da ação é de 3 a 6 horas por quaisquer das vias de administração.

Excreção
O folinato de cálcio é excretado principalmente pela urina (de 80 a 90% da dose administrada) na forma de metabólitos. O isômero inativo d-for- miltetrahidrofolato é altamente eliminado inalterado na urina, enquanto o isômero ativo l-formiltetrahidrofolato é submetido tanto a excreção urinária quanto a metabolismo extenso. A meia-vida de eliminação é de 3,8 horas para o metabólito ativo e 9,3 horas para o isômero D (inativo). O clearance da droga é de 3,9 mL/min/Kg. A excreção fecal é de 5 a 8%.