Reações adversas primaquina

PRIMAQUINA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PRIMAQUINA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PRIMAQUINA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A primaquina não provoca reações adversas quando administrada nas doses terapêuticas habituais, exceto a metemoglobinemia que pode ocorrer mesmo com doses habituais de primaquina, podendo ser grave em pessoas com deficiência congênita de nicotinamida adenina dinucleotídeo (NADH) metemoglobina redutase.
As reações adversas diretas à primaquina são:
Comum: dor abdominal, irritação gástrica, náuseas, vômitos, anorexia.
Incomum: anemia, cianose, metemoglobinemia, leucocitose.
Raras ou muito raras: cefaleia, interferência na acomodação visual, prurido, hipertensão, arritmias, leucopenia, hemoglobinúria, granulocitopenia, agranulocitose, fraqueza, palidez, escurecimento pronunciado da urina, icterícia, hemólise.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.