Características farmacológicas pyridium

PYRIDIUM com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PYRIDIUM têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PYRIDIUM devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



PYRIDIUM® é um analgésico do trato urinário, de uso oral. É um corante azo, designado quimicamente como monocloridrato de 2,6-diamino-3-(fenilazo)-piridina.

Farmacodinâmica
A fenazopiridina é excretada na urina e exerce um efeito analgésico tópico sobre a mucosa do trato urinário. Sua ação auxilia no alivio da dor, queimação, urgência e frequência das micções. O seu preciso mecanismo de ação ainda é desconhecido.

Farmacocinética
As propriedades farmacocinéticas da fenazopiridina não foram determinadas. A excreção renal é rápida e até 65% da dose pode ser excretada como fenazopiridina inalterada. Após a administração de fenazopiridina 200 mg três vezes ao dia para 6 indivíduos sadios, aproximadamente 90% da dose foi excretada dentro de 24 horas.