Advertências respexil

RESPEXIL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de RESPEXIL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com RESPEXIL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Assim como para outros ácidos orgânicos, RESPEXIL ® deve ser usado com cautela em indivíduos com história de convulsões ou de fatores que sabidamente predispõem a convulsões. Raramente têm sido relatadas convulsões em pacientes recebendo RESPEXIL®, contudo, ainda não foi estabelecida uma relação de causa com RESPEXIL ®.

Têm sido observadas reações de fotossensibilidade em pacientes excessivamente expostos à luz do sol enquanto recebem alguns membros desta classe de drogas. Deve-se evitar muita luz e descontinuar a terapia se ocorrer fotossensibilidade.
Assim como outras quinolonas tem sido observado raramente tendinite e/ou ruptura de tendão que estão administrando RESPEXIL® concomitantemente com corticosteróide.
Se o paciente desenvolver os sintomas de tendinite e/ou ruptura de tendão, RESPEXIL ® deve ser imediatamente descontinuado e o paciente deve ser aconselhado a procurar orientação médica apropriada.
Raramente, foram relatadas reações hemolíticas em pacientes com defeitos atuais ou latentes na atividade da 6-glicose fosfato desidrogenase que administram agentes antibacterianos quinolônicos, incluindo RESPEXIL ® (veja REAÇÕES ADVERSAS).

Insuficiência renal
RESPEXIL ® pode ser usado em pacientes com insuficiência renal, entretanto, como RESPEXIL ® é primariamente excretado pelo rim, níveis urinários podem ser significativamente comprometidos por disfunção renal severa (veja POSOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO).

Gravidez
A segurança do uso de RESPEXIL ® em grávidas não foi estabelecida e, consequentemente, os benefícios do tratamento com RESPEXIL® devem ser pesados contra os riscos potenciais.
RESPEXIL ® foi detectado no sangue do cordão umbilical e no líquido amniótico.

Nutrizes
Quando foi administrada uma dose de 200 mg a mulheres nutrizes, não se detectou norfloxacino no leite humano, entretanto, como a dose estudada foi baixa e muitas drogas são excretadas no leite, deve-se ter cautela quando RESPEXIL ® for administrado a nutrizes.

Crianças
A segurança e a eficácia em crianças não foram estabelecidas, portanto, RESPEXIL® não deve ser usado em crianças antes da puberdade.