Reações adversas riopan

RIOPAN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de RIOPAN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com RIOPAN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Os eventos adversos relatados com o uso deste medicamento são em geral leves e transitórios, variando sua incidência e intensidade de paciente a paciente, raramente requerendo a suspensão da medicação.
Reação muito comum (>1/10): fezes amolecidas Reação muito rara (<1/10.000): diarreia.
Reações de frequência desconhecida (pela escassa descrição em literatura ou por se tratar de reações derivadas de situações clínicas específicas): com uso prolongado de altas doses em pacientes com insuficiência renal, o alumínio pode ser depositado no tecido nervoso e ósseo e pode ocorrer depleção de fosfato.

Em caso de eventos adversos, notifique o Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em http://www8.anvisa.gov.br/notivisa/frmCadastro.asp, ou a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal. Informe também a empresa através do seu serviço de atendimento.