Bula para paciente saridon

SARIDON com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SARIDON têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SARIDON devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



1. Como este medicamento funciona?
O Saridon® é um analgésico antitérmico. O alívio da dor (efeito analgésico) ocorre devido a inibição da formação de prostaglandinas que são substâncias envolvidas nos mecanismos desencadeadores da dor. A diminuição da febre (efeito antitérmico) ocorre devido a ação de Saridon® no centro responsável pela regulação da temperatura do organismo. Seu efeito tem início em 15 a 30 minutos após a administração oral e se mantém por um período de 8 a 12 horas.
2. Indicações do medicamento
Saridon® é indicado para alívio da dor de cabeça, enxaqueca, dor de dente, cólica menstrual, dor pós operatória e reumatológica e da dor e da febre associadas aos resfriados e a gripe.
3. Quando não devo usar este medicamento?
Saridon® é contra-indicado para indivíduos com hipersensibilidade conhecida a qualquer um dos seus componentes. Saridon® é contra-indicado para indivíduos com porfiria aguda (doença sanguínea) e deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase. Saridon® não é recomendado durante os três primeiros meses, nas ultimas seis semanas de gravidez e durante a amamentação. A administração nestes períodos deve ser feita sob supervisão médica. O uso contínuo de analgésicos para o tratamento de dores de cabeça pode levar a dores de cabeça crônicas. Durante o tratamento, os pacientes, devem abster-se de ingerir bebidas alcoólicas. Saridon® não deve ser administrado por mais de uma semana ou em doses superiores às recomendadas, exceto sob supervisão médica.
Saridon® não deve ser utilizado por indivíduos que apresentaram reações tipo rinite, urticária (alergia), angioedema (inchaço alérgico) e asma ao paracetamol, ácido acetilsalicílico ou outros antiinflamatórios. Saridon® deve ser administrado com cautela em indivíduos com função renal ou hepática comprometidas. Nos casos de uso prolongado é aconselhável monitorar a função hepática. Saridon® deve ser administrado com cautela em indivíduos que fazem uso regular de álcool ou barbitúricos, devido ao risco de agravamento de comprometimento hepático preexistente. O uso regular de Saridon® por períodos prolongados, por indivíduos tratados com anticoagulantes orais deve ser conduzido sob supervisão médica. Não use outro produto que contenha paracetamol. Este medicamento é contra-indicado na faixa etária inferior a 12 anos. Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
4. Como devo usar este medicamento?
Saridon® apresenta-se na forma de compridos brancos, ovalados e sem odor. Recomenda-se: Adultos: 1 a 2 comprimidos 2 a 3 vezes ao dia. Adolescentes – 12 a 16 anos: 1 comprimido 2 a 3 vezes ao dia. O comprimido deve ser ingerido com água ou pouco de líquido. Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica ou de seu cirurgião-dentista. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento. Este medicamento não pode ser partido ou mastigado.
5. Reações adversas
Nas doses recomendadas, Saridon® é geralmente bem tolerado. As reações adversas mais freqüentes são: náuseas, vômitos, dor de cabeça, insônia, dor abdominal, irritabilidade, agitação, ansiedade, zumbidos, tremores musculares e alterações na pele. Informe sempre ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.
6. O que fazer se alguém usar uma grande quantidade deste medicamento de uma só vez?
Os principais sinais e sintomas que se seguem a ingestão de doses excessivas de Saridon® incluem: náuseas, vômitos, dor abdominal, mal-estar geral, irritabilidade, ansiedade e agitação. Os sinais e sintomas presentes nas primeiras 48 horas após ingestão de doses excessivas podem não refletir a potencial gravidade da superdosagem. No caso de suspeita de ingestão de doses excessivas de Saridon®, procure imediatamente orientação médica. O diagnóstico precoce da superdosagem é de vital importância para o tratamento adequado.
7. Onde e como devo guardar este medicamento?
Este medicamento deverá ser conservado em sua embalagem original em temperatura inferior a 35º C. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.