Bula para paciente secotex

SECOTEX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SECOTEX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SECOTEX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
SECOTEX reduz a tensão da musculatura da próstata e da uretra e desse modo promove o aumento do fluxo urinário. O tempo médio estimado do início de ação é entre 4 e 8 horas.
INDICAÇÕES DO MEDICAMENTO ou POR QUE ESTE MEDICAMENTO FOI INDICADO?
SECOTEX alivia os sintomas da hiperplasia prostática benigna (HPB).
RISCOS DO MEDICAMENTO ou QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Contra-indicações Alergia a qualquer componente do produto. Este medicamento é contra-indicado na faixa etária abaixo de 16 anos. Advertências Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico.
Pode ser perigoso para sua saúde.
Precauções
SECOTEX pode provocar diminuição da pressão arterial que, em casos raros, pode levar a falha da circulação. Pacientes que já apresentaram pressão baixa ao se levantar podem ser mais propensos a terem falha da circulação. Aos primeiros sinais de pressão baixa ao se levantar como tontura e fraqueza, você deve sentar-se ou deitar-se até o desaparecimento dos sintomas. Pacientes com insuficiência renal ou hepática grave devem ser tratados com cautela. Muito raramente pode ocorrer priapismo que é a ereção persistente e dolorosa do pênis não relacionada à atividade sexual. Contatar o médico se tais reações ocorrerem. Em alguns pacientes em tratamento, ou que haviam sido tratados anteriormente com tansulosina, foi observada a ocorrência, durante a realização da cirurgia de catarata, da ‘Síndrome Intraoperatória da Íris Frouxa (IFIS). Esta síndrome pode aumentar a incidência de complicações durante a cirurgia de catarata. Assim sendo não é recomendado iniciar o tratamento com tansulosina caso exista programação para realização da cirurgia de catarata. A interrupção do tratamento com tansulosina , 1 a 2 semanas antes da cirurgia de catarata, pode ser de alguma ajuda, no entanto, a duração e o benefício desta interrupção ainda não foram estabelecidos.
Durante a avaliação pré-operatória, os cirurgiões e oftalmologistas devem ser informados sobre o tratamento com tansulosina para que medidas apropriadas sejam tomadas durante a cirurgia.
Interações medicamentosas
O diclofenaco e a varfarina podem aumentar a velocidade de eliminação da tansulosina. A administração concomitante de outros medicamentos que atuam de modo similar à tansulosina pode causar pressão baixa. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
MODO DE USO ou COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Aspecto físico As cápsulas duras de SECOTEX são compostas por 2 partes. Uma parte da cápsula é alaranjada e a outra verde-oliva. Na parte alaranjada está gravado em preto T0.4 e o símbolo da empresa. Dentro das cápsulas, há grânulos brancos.
Características organolépticas
Vide aspecto físico.
Dosagem Tomar uma cápsula ao dia, após o café-da-manhã. Ingerir a cápsula inteira, sem mastigar, com um pouco de líquido (por exemplo, um copo de água).
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento. Este medicamento não pode ser partido ou mastigado. Como usar Vide Dosagem.
REAÇÕES ADVERSAS ou QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR?
Durante o uso de SECOTEX podem ocorrer tontura, ejaculação anormal e, menos freqüentemente, dor de cabeça, fraqueza, tontura ao se levantar, palpitações e rinite. Ocasionalmente podem ocorrer náusea, vômito, diarréia e intestino preso. Podem ocorrer ocasionalmente reações alérgicas tais como erupção cutânea, coceira e urticária. Raramente ocorreu edema dos vasos sangüíneos. Raramente podem ocorrer desmaio e priapismo que é a ereção persistente e dolorosa do pênis não relacionada à atividade sexual. Existem relatos de ocorrência da Síndrome Intraoperatória da Íris Frouxa, na qual a pupila deixa de dilatar-se, durante a realização da cirurgia de catarata em pacientes em tratamento com tansulosina. (vide item Precauções).
CONDUTA EM CASO DE SUPERDOSE ou O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA GRANDE QUANTIDADE DESTE MEDICAMENTO DE UMA SÓ VEZ?
Procurar auxílio médico imediatamente. Pode ocorrer crise de pressão baixa e forte dor de cabeça após a ingestão de uma superdose.
CUIDADOS DE CONSERVAÇÃO E USO ou ONDE E COMO DEVO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Manter o medicamento em temperatura ambiente (15°C a 30°C). Proteger da luz e da umidade.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.