Portal

GRAVIDEZ SEVORANE

ESTUDOS DE REPRODUÇÃO FORAM REALIZADOS EM RATOS E COELHOS EM DOSES DE ATÉ 1,0 CAM (CONCENTRAÇÃO ALVEOLAR MÍNIMA) E NÃO REVELARAM QUALQUER EVIDÊNCIA DE DANO À FERTILIDADE OU PREJUÍZO AO FETO CAUSADOS PELO SEVOFLURANO. NÃO EXISTEM ESTUDOS ADEQUADOS E BEM CONTROLADOS EM MULHERES GRÁVIDAS E, PORTANTO, SEVOFLURANO DEVE SER USADO DURANTE A GRAVIDEZ APENAS SE ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIO. A SEGURANÇA DO SEVOFLURANO FOI DEMONSTRADA EM ESTUDO CLÍNICO, TANTO PARA AS MÃES QUANTO PARA OS CONCEPTOS, QUANDO UTILIZADO PARA ANESTESIA DE PARTO TIPO CESÁREA; A SEGURANÇA PARA USO DURANTE O TRABALHO DE PARTO E PARTO NORMAL NÃO FOI DEMONSTRADA.
USO DURANTE LACTAÇÃO:
NÃO SE SABE SE O SEVOFLURANO É EXCRETADO NO LEITE HUMANO. DEVIDO AO FATO DE QUE MUITAS DROGAS SÃO EXCRETADAS NO LEITE HUMANO, DEVE-SE TER CAUTELA QUANDO DA ADMINISTRAÇÃO DE SEVOFLURANO A MULHERES EM FASE DE AMAMENTAÇÃO.
USO EM IDOSOS: A CAM DIMINUI COM O PASSAR DA IDADE. A CONCENTRAÇÃO MÉDIA DE SEVOFLURANO PARA ATINGIR A CAM EM UM PACIENTE DE 80 ANOS É DE APROXIMADAMENTE 50% DAQUELA REQUERIDA PARA UM PACIENTE DE 20 ANOS.