Superdosagem sotalol

SOTALOL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SOTALOL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SOTALOL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Superdose acidental ou intencional com cloridrato de sotalol raramente resultou em morte. A hemodiálise resulta em uma grande redução dos níveis plasmáticos de cloridrato de sotalol.

Sintomas e tratamento da superdose
Os sinais mais comuns esperados são bradicardia, insuficiência cardíaca congestiva, hipotensão, broncoespasmo e hipoglicemia. Em casos de grande superdose intencional (2 a 16 gramas) de cloridrato de sotalol observam-se os seguintes sinais clínicos: hipotensão, bradicardia, prolongamento do intervalo QT, complexos ventriculares prematuros, taquicardia ventricular, torsades de pointes. Se ocorrer superdose, a terapia com cloridrato de sotalol deve ser descontinuada e o paciente rigorosamente observado. Além disso, se necessário, as seguintes medidas terapêuticas são sugeridas:
Bradicardia – atropina, outro fármaco anticolinérgico, um agonista beta-adrenérgico ou marca- passo endocárdico.
Bloqueio da condução atrioventricular (segundo ou terceiro grau) – marcapasso cardíaco endocárdico.
Hipotensão – epinefrina antes do que isoproterenol ou norepinefrina pode ser útil, dependendo dos fatores associados.
Broncoespasmo – aminofilina ou estimulante de receptor beta-2 em forma de aerossol.
Torsades de Pointes – cardioversão DC, marcapasso endocárdico, epinefrina e/ou sulfato de magnésio.
Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.