Advertências amiodarona comprimidos

AMIODARONA COMPRIMIDOS com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de AMIODARONA COMPRIMIDOS têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com AMIODARONA COMPRIMIDOS devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



É recomendável realizar ECG, teste de TSH ultrassensível e medida de potássio sérico antes de iniciar o tratamento. As reações adversas são geralmente relacionadas à posologia. Portanto, deve-se adotar na manutenção do tratamento a dose mínima eficaz, a fim de evitar ou minimizar os efeitos indesejáveis.
Os pacientes em tratamento com cloridrato de amiodarona devem ser aconselhados a evitar a exposição aos raios solares, ou a usar medidas protetoras.
O cloridrato de amiodarona pode provocar distúrbios de tireoide (ver Reações Adversas), sobretudo em pacientes com antecedentes pessoais ou familiares da doença tireoidiana.
Recomenda-se avaliação clínica e laboratorial antes e durante o tratamento com cloridrato de amiodarona, e por vários meses após a descontinuação. Em caso de suspeita de disfunção da tireoide, deve ser pesquisado o nível sérico de TSH ultrassensível.
Recomenda-se efetuar avaliação regular de testes de função hepática (transaminases) durante o tratamento.
Em pacientes idosos, a redução da frequência cardíaca pode ser mais pronunciada. A
amiodarona produz prolongamento do intervalo QT, no eletrocardiograma (que reflete o prolongamento de repolarização) e eventualmente o aparecimento de uma onda U, o que não indica intoxicação, mas sim impregnação terapêutica e não constitui contraindicação à continuação do tratamento.
O aparecimento de bloqueio atrioventricular de 2º ou 3º graus, bloqueio sinoatrial ou um bloqueio bifascicular durante o tratamento com amiodarona determina a suspensão do tratamento. Diante de um bloqueio atrioventricular de 1º grau deve-se reforçar a monitorização.
A presença de iodo na molécula da amiodarona pode alterar o resultado de alguns testes tireoidianos (fixação do iodo radioativo, PBI), mas isto não impede a avaliação da função da tireoide através de outros testes (T3, T4 e TSH ultrassensível).
Aparecimento da dispneia ou tosse não produtiva pode estar relacionado à toxicidade pulmonar (ver Reações Adversas).
A segurança e eficácia da amiodarona em pacientes pediátricos não foram bem estabelecidas.
Atenção: este medicamento contém açúcar
(lactose), portanto, deve ser usado com cautela em portadores de Diabetes.