Interações medicamentosas sustrate

SUSTRATE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SUSTRATE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SUSTRATE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Pacientes recebendo drogas antihipertensivas, bloqueadores beta-adrenérgicos ou fenotiazinas e nitratos devem ser observados em virtude de possível efeito hipotensivo aditivo. Hipotensão ortostática tem sido relatada quando bloqueadores de canal de cálcio e nitratos orgânicos são utilizados concomitantemente. O uso concomitante de nitratos e álcool pode causar hipotensão. Os efeitos vasodilatadores e hemodinâmicos da nitroglicerina podem ser aumentados pela administração concomitante da aspirina. Antidepressivos tricíclicos (amitriptilina, desipramina, doxepina, e outros) e drogas anticolinérgicas causam boca seca e redução das secreções salivares, podendo dificultar a dissolução do propatilnitrato sublingual. Pacientes recebendo nitroglicerina sublingual devem evitar ergotamina e drogas relacionadas ou serem monitorados pelos sintomas de ergotismo se não for possível evitar o uso concomitante. A administração de nitroglicerina é contraindicada em pacientes que estão utilizando citrato de sildenafila ou outros inibidores da 5-fosfodiesterase. Esta droga tem demonstrado potencializar os efeitos hipotensivos de nitratos orgânicos.
Interações com testes laboratoriais
Os nitratos podem interferir com a reação de coloração Zlatkis-Zak causando um relatório falso de colesterol sérico diminuído.