Advertências gastrogel

GASTROGEL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de GASTROGEL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com GASTROGEL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A administração de Gastrogel ® deve ser realizada com cautela:
– em pacientes com porfiria que estejam fazendo hemodiálise, pois nesses casos, o uso de hidróxido de alumínio pode ser inseguro;
O hidróxido de alumínio pode causar constipação e s uperdose com sais de magnésio pode causar hipomotilidade intestinal.
O hidróxido de alumínio não é bem absorvido pelo tr ato gastrointestinal e efeitos sistêmicos são rarosem pacientes com função renal normal. No entanto, alta s doses ou uso prolongado, ou mesmo em doses normais nos pacientes com dieta pobre em fósforo ou em crianças menores de 2 anos de idade, pode resultar em depleção de fosfato (devido à ligação d e alumínio-fosfato) acompanhada de aumento da reabsorção óssea e hipercalciúria com o risco de os teomalácia.
Monitorização médica é recomendada em caos de uso prolongado ou em pacientes com risco de depleção do fosfato.
O médico deve ser informado se não houver melhora na acidez após utilizar este medicamento por 1 a 2 semanas.
O antiácido pode mascarar os sintomas de sangramento intestinal secundário a drogas anti-inflamatóriasnão esteroidais (AINEs).
Você não deve utilizar este medicamento por períodomaior do que o recomendado e não deve utilizar dose maior do que a indicada. O médico deve ser informado caso você tenha problemas frequentes com gases, pois isto pode ter origem em uma causa mais séria, porém tratável.
Deve ser respeitado o intervalo de, pelo menos, 2 horas (4 horas para fluorquinolonas) da administraçã o de medicamentos que interagem com o antiácido (vide“Interações Medicamentosas”), o que ajuda a evitar a interação indesejada entre os medicamentos

Gravidez e lactação
A paciente deve informar seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.

Categoria de risco na gravidez: C. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

Populações especiais
Em pacientes com insuficiência renal, a administração de Gastrogel ® deve ser realizada sob vigilância médica, uma vez que o hidróxido de magnésio pode causar depressão do sistema nervoso central na presença deste distúrbio. O uso prolongado de antiácidos em pacientes com insuficiência renal deve ser evitado.
Em pacientes com insuficiência renal, os níveis plasmáticos de alumínio e magnésio aumentam. Nestes pacientes a exposição prolongada a altas doses de s ais de alumínio e de magnésio pode causar encefalopatia, demência, anemia microcítica ou piora da osteomalácia induzida por diálise.
Altas doses deste medicamento podem provocar ou agravar obstrução intestinal e íleus (paralisação dos movimentos intestinais) em pacientes com alto risco como pacientes com insuficiência renal, crianças menores de 2 anos de idade ou pacientes idosos.
Não há advertências e recomendações especiais sobreo uso adequado desse medicamento por pacientes idosos.