Advertências tarflex

TARFLEX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TARFLEX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TARFLEX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Tarflex® é indicado somente para uso externo.
Preparações de coaltar podem causar irritação, portanto o contato com áreas sensíveis, como pele rachada ou muito inflamada, deve ser evitado. Em caso de irritação, o tratamento deve ser interrompido.
Evitar o contato com os olhos. Se o contato ocorrer, lavar os olhos abundantemente com água.
Tarflex® pode manchar a pele e roupas. O contato com a roupa deve ser evitado. As manchas na pele irão
desaparecer com a interrupção do tratamento.
Em casos raros, alterações temporárias na cor do cabelo podem ocorrer.
Como Tarflex® pode causar aumento da sensibilidade à luz, evitar exposição à luz solar artificial. A exposição deliberada ou prolongada do couro cabeludo à luz solar deve ser evitada ou minimizada.

Gravidez e lactação
-Fertilidade: não existem dados sobre os efeitos de preparações tópicas de Tarflex® sobre a fertilidade humana.
-Gravidez: há dados limitados sobre a utilização de coaltar em mulheres grávidas.
Categoria de risco de gravidez C.
Coaltar tem se mostrado fetotóxico e teratogênico para a descendência de animais de laboratório quando administrado por via tópica, oral ou por inalação, em doses elevadas e maternalmente tóxicas.
Utilização de preparados de coaltar durante a gravidez só deve ser considerada se o benefício esperado para a mãe superar o risco potencial para o feto.
O uso de produtos de coaltar deve ser evitado durante o primeiro trimestre de gravidez.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
– Lactação: o uso seguro de preparações tópicas de coaltar durante a lactação não foi estabelecido.
Não se sabe se a aplicação tópica de preparações de coaltar pode resultar numa absorção sistêmica suficiente para produzir quantidades detectáveis no leite materno.
Utilização de preparados de coaltar durante a lactação só deve ser considerada se o benefício esperado para a mãe superar o risco potencial para a criança.
Se Tarflex® for utilizado durante a lactação, as pacientes devem ser aconselhadas a garantir que qualquer produto residual seja totalmente removido do peito antes de amamentar, a fim de evitar a ingestão acidental pela criança.

Capacidade de dirigir veículos e operar máquinas: não há estudos para investigar o efeito de Tarflex® na capacidade de dirigir ou operar máquinas. Um efeito negativo sobre tais atividades não deve ser esperado com base no perfil de reações adversas de Tarflex®.

Informação não clínica
– Carcinogênese e mutagênese
Estudos de longo prazo não foram realizados com o produto. Coaltar contém certos produtos químicos que são mutagênicos para os microrganismos e as células de mamíferos in vitro. A administração tópica e oral de doses elevadas de coaltar para animais de laboratório induz a formação de adutos de DNA.
Administração de uma dose alta de coaltar em animais de laboratório é cancerígena. No entanto, evidência epidemiológica que inclui estudos prospectivos e retrospectivos em milhares de pacientes que receberam a terapia de coaltar, acompanhados por mais de 40 anos, não sugere um possível risco aumentado de câncer de pele ou sistêmico.

– Toxicologia reprodutiva
Coaltar é fetotóxico e teratogênico em doses maternalmente tóxicas após a aplicação dérmica, administração oral ou inalação.