Características farmacológicas telebrix meglumina tc

TELEBRIX MEGLUMINA TC com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TELEBRIX MEGLUMINA TC têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TELEBRIX MEGLUMINA TC devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Propriedades farmacodinâmicas
Grupo farmacoterapêutico: Meio de Contraste Iodado (V: Vários)
Código ATC: V08AA05
TELEBRIX® 30 MEGLUMINA, solução injetável, é um meio de contraste uroangiográfico, hidrossolúvel, com tropismo renal, iônico e com uma osmolalidade de 1.710 mOsm/Kg.
Propriedades farmacocinéticas
Quando injetado por via vascular, o ácido ioxitalâmico se distribui no compartimento intravascular e no espaço intersticial. A meia- vida de eliminação é 1,1 hora, o volume de distribuição é 194 mL/Kg e o CLEARANCE total é de 120 mL/min em média. É eliminado principalmente via renal (filtração glomerular sem reabsorção ou secreção tubular) na forma inalterada. O efeito da diurese osmótica induzida pelo TELEBRIX® 30 MEGLUMINA é relacionado à osmolalidade e ao volume de injetado.
Em caso de insuficiência renal, eliminação heterotrópica ocorre pela via biliar, salivar, do suor e através das fezes. A substância é dialisável.
Dados pré-clínicos sobre segurança
Somente se tem observado efeitos em animais com exposições muitos superiores à exposição máxima. Em humanos, no entanto, há poucos dados clínicos significantes.
Incompatibilidades
Em ausência de estudos de compatibilidade, este medicamento não deve misturar-se com outros.